Revista científica do Governo de Goiás encerra o ano com 708 trabalhos publicados

Publicação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e reúne conteúdo que auxilia na disseminação do conhecimento

A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás "Cândido Santiago" (Resap) encerrou o ano de 2020 com um total de 708 publicações. Segundo estatísticas da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o artigo mais acessado nos últimos doze meses foi A utilização de fitoterápico no tratamento da obesidade, com um total de 2.393 acessos.

O estudo foi feito pela nutricionista Adna Rosanny dos Reis Vieira, especialista em Saúde Família, Fitoterapia Aplicada à Nutrição e Atenção Primária à Saúde. O artigo de revisão de literatura, que foi publicado no volume 5 da Resap, teve como objetivo avaliar as evidências científicas sobre a utilização de fitoterápicos no tratamento da obesidade. (Para visualizar este artigo clique AQUI).

O segundo artigo científico mais buscado, com 1.522 acessos, foi elaborado pelos enfermeiros André Francisco Ramos, Priscilla de Souza Porto e Alessandra Dias Lemes Guerra. Trata-se de um estudo de caso clínico, de caráter retrospectivo, de um paciente queimado por choque elétrico internado na unidade de queimaduras de um hospital de grande porte do Estado de Goiás. Segundo os autores, o objetivo do estudo foi descrever as principais atividades da enfermagem e suas intervenções em pacientes com queimaduras por choque elétrico. (Para visualizar este artigo clique AQUI).

Em terceiro lugar, o artigo original O impacto da pandemia de Covid-19 em indivíduos com doenças crônicas e a sua correlação com o acesso a serviços de saúde também esteve entre as publicações mais procuradas na revista científica nos últimos trinta dias. O estudo foi conduzido pelos graduandos em medicina Kalyne Naves Guimarães Borges, Rafael Campos Oliveira, Diego Afonso Pereira Macedo e Júlia do Carmo Santos, sob a orientação de Luiz Gaspar Machado Pellizzer. (Para ler o artigo clique AQUI).

A Revista
Desde agosto de 2020, a Resap adotou o sistema de publicação contínua. A modalidade editorial segue a tendência das principais revistas científicas nacionais e internacionais e tem contribuído para a rápida disseminação do conhecimento. De acordo com a equipe editorial da revista, a procura pela submissão de trabalhos aumentou de forma significativa desde a adoção desta mudança. “Atualmente temos 48 trabalhos em processo de submissão ativa, ou seja, artigos científicos que estão em avaliação para serem publicados, caso sejam aprovados”, explica a gerente de Pesquisa e Inovação da SES-GO, Fernanda Pimenta.

A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago” foi criada em 2015 já na versão digital. A revista eletrônica está no sexto volume. Desde 2018, a publicação está indexada no Latindex, um indexador de revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Ela também faz parte dos registros bibliográficos do Sistema de Administração de Fontes de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Bireme.

Para mais informações sobre a revista clique AQUI.

Gabriela Dutra, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo