Revista Científica da Escola de Saúde publica artigo sobre hanseníase

Trabalho aborda vulnerabilidades em casos da doença na Atenção Básica de Saúde e ganha destaque no mês de prevenção e combate à enfermidade

No mês de prevenção e combate à hanseníase, a Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago” (Resap) publica artigo que aborda as vulnerabilidades em casos de hanseníase na Atenção Básica à Saúde.

A pesquisa foi feita pelos enfermeiros Sabrina Menezes, especialista em Atenção Primária à saúde e em Nefrologia; e Leandro Nascimento Silva, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

O estudo fez uma revisão bibliográfica com o objetivo de identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre as variáveis da vulnerabilidade com a incapacidade física dos casos atendidos na atenção primária. De acordo com os autores, a compreensão das condições de vida dos pacientes com hanseníase e o apoio para superar a vulnerabilidade são algumas das principais atribuições dos profissionais da saúde da atenção primária.

Doença infectocontagiosa

A hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa que afeta os nervos superficiais da pele e os troncos nervosos periféricos, além dos olhos e órgãos internos.

Quando não tratada na forma inicial, com a poliquimioterapia adequada e completa, pode tornar-se transmissível e evoluir, geralmente de forma progressiva e lenta, provocando incapacidades físicas.

Dengue, doença de Chagas, tuberculose, hanseníase e outras doenças estão inseridas no grupo de enfermidades negligenciadas, denominação que advém da sua relação com as populações que vivem em precárias condições de vida e saúde, além da pobreza.

Pesquisas originais

A nova edição da Resap traz ainda duas pesquisas originais de relevância para profissionais de saúde, gestores e população. A primeira traz uma pesquisa exploratória descritiva, que demonstra os resultados alcançados no 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade em 26 municípios da Região Central.

A segunda retrata pesquisa ecológica para monitoramento entomológico de fêmeas Aedes aegypti, propiciando novos métodos para controle da dengue e estratégias de planejamento de ações no âmbito municipal.

A revisão de literatura que ressalta a importância da capacitação do profissional da saúde para o gerenciamento de resíduos hospitalares, com ênfase para o enfermeiro, também integra essa última edição da revista científica.

Acesso livre e gratuito

A Resap é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestralmente pela Escola de Saúde de Goiás (ESG), da Secretaria de Estado da Saúde, apenas na versão eletrônica, disponível em www.revista.esap.go.gov.br.

Tem como missão disseminar o conhecimento científico desenvolvido por pesquisadores e trabalhadores da área das ciências da saúde, com ênfase em saúde pública, saúde coletiva, educação em saúde e gestão em saúde.

Gabriela Dutra, da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo