Representante da Fiocruz elogia Esap no VI Encontro de Saúde

Lailson Damasio

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerrou o VI Encontro de Saúde do Estado de Goiás na noite desta quinta-feira, 09 de março, no auditório do Câmpus 5 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, formalizou o repasse de mais de R$ 35 milhões a todos os municípios do Estado, em equipamentos e aportes financeiros para o avanço das ações de saúde. Os prefeitos e secretários municipais de Saúde, que lotaram o auditório, sentiram-se prestigiados com o anúncio e a assinatura dos termos que preveem os investimentos. Em seu pronunciamento, Leonardo Vilela destacou que a iniciativa visa incrementar a atenção primária à saúde nos municípios goianos. “Levantamento aponta que houve uma renovação de 82% das secretarias municipais de saúde, por isso a realização do VI Encontro foi tão oportuna. A Secretaria da Saúde está determinada a apoiar os municípios”, destacou Vilela. As ações básicas, enfatizou o secretário, são responsáveis pela prevenção de aproximadamente 80% das doenças e agravos e, como consequência, pela redução de encaminhamentos aos serviços de média e de alta complexidade. Leonardo Vilela destacou que, além de repassar os recursos, a SES-GO compromete-se a incentivar, assessorar e acompanhar a execução das ações.

A Dra. Rosa Maria Pinheiro Cruz, da Rede Brasileira de Escolas em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, participou do encerramento do encontro e elogiou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em especial a Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago – Esap. Segundo ela a Esap está de parabéns como responsável pela qualificação dos trabalhadores de saúde em Goiás e pode servir de exemplo para o resto do país e ainda tem um potencial para crescer ainda mais.

A Dra. Rosa explicou a Fiocruz pretende um sistema de formação em saúde no Brasil e que Goiás é muito bem visto neste processo. Ela citou o Curso de Espacialização em Saúde Pública, para a formação de sanitaristas, que está sendo realizado no estado de Goiás e que será certificado pela Esap. Para a professora Rosa a Esap já é referência na região centro-oeste e está totalmente capacitada para ajudar na implantação de uma rede de escolas de saúde em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo