Rede Hemo promove ação sobre importância da doação de sangue, em escola de Ceres

Com participação do mascote Hemoguinho, unidade do Governo de Goiás realiza primeira visita do Projeto Doador do Futuro em 2024, que visa conscientizar sobre gesto que salva vidas

Estudantes da E.M. Pequeno Príncipe recebem, com carinho, equipe e mascote do Hemocentro

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) retomou, no domingo (05/03), as ações do Projeto Doador do Futuro, com a visita primeira visita de 2024, ao município de Ceres, a 177 km de Goiânia. Com o mascote Hemoguinho, a equipe da unidade do Governo de Goiás esteve na Escola Municipal Pequeno Príncipe, para promover a cultura da doação de sangue e conscientizar as futuras gerações sobre o gesto que pode salvar vidas.

A enfermeira da Rede Hemo Vivian Dourado ministrou palestra para cerca de 90 alunos de 8 a 11 anos de idade, que participaram ativamente com perguntas sobre a doação de sangue. Ela reforçou que o projeto busca incentivar, de forma lúdica, a consciência das crianças para que, na fase adulta, eles sejam doadores.

“A gente vem com a missão de despertar o sentimento de cidadania em crianças e adolescentes de tal forma a incentivá-los a serem doadores de sangue no futuro e ainda a serem disseminadores desse gesto solidário que salva vidas. Depois desse momento aqui, com a gente, essas crianças vão falar sobre a doação de sangue com os pais, amigos e familiares”, disse.

Para a diretora da escola, Keyla Cassimiro, o projeto passa uma mensagem para o futuro. “Acho brilhante o projeto, porque sabemos da necessidade que existe da doação de sangue. Infelizmente, aqui no interior, nós não temos essa cultura da doação voluntária, e a ação de hoje pode mudar esse cenário. A população em geral não tem esse hábito. Confio que, estimulando nossas crianças e jovens, no futuro, nós não enfrentaremos o problema de hoje que é a falta de doadores”, afirmou.

O estudante Davi Moraes, de 8 anos, acompanhou atentamente as explicações e até interagiu com perguntas. “A parte que eu mais gostei foi do gibi. Eu aprendi que todos devem doar porque pode ajudar quem está doente ou sofreu um acidente”, disse Davi.

Ele e o os demais alunos que acompanharam a palestra foram presenteados com gibis Pai Herói, da Turma da Mônica, que estimulam a doação de sangue para salvar vidas. A ação foi encerrada com a presença do mascote Hemoguinho, que foi recepcionado com o carinho, aplausos e muitos abraços dos alunos.

Ações pedagógicas
Instituído em 1º de abril de 2022, pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Programa Doador do Futuro faz parte dos Programas Estaduais de Incentivo à Doação de Sangue Voluntária. As atividades regulares, nas escolas, envolvem alunos e família, com intuito de formar cidadãos conscientes e multiplicadores da cultura da doação de sangue e medula óssea.

Alex Bruno Maia (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo