Rede Hemo participa da quarta edição do evento Juntos pela Hemofilia

Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos é representada no evento realizado pela Federação Brasileira de Hemofilia em São Paulo que celebra conquistas das pessoas com hemofilia e demais transtornos de coagulação

A diretora-geral da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), Denyse Goulart, participou da quarta edição do evento Juntos pela Hemofilia. O evento, realizado na terça-feira (28/11), em São Paulo (SP), é promovido pela Federação Brasileira de Hemofilia.

O Juntos pela Hemofilia celebra as conquistas das pessoas com hemofilia e outros transtornos hereditários de coagulação, apresentando conteúdos de especialistas sobre o cotidiano e o futuro do tratamento. Além dos representantes de hemocentros de todo o País, o evento também é voltado para pacientes, que participam por meio das associações de hemofílicos.

Denyse Goulart explicou que o objetivo do encontro foi discutir políticas na área do atendimento de hemofílicos, os tratamentos e as experiências de outros serviços. “É um evento que nos aproxima das entidades que representam os pacientes. Uma parceria fundamental para que a gente tenha sucesso no tratamento”, afirmou.

Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores de coagulação sanguínea. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas são joelho, tornozelo e cotovelo.

O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, a medicação consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Esses medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hemocentros de todo o Brasil. Cuidadores e pacientes dessas unidades também são treinados para fazer a aplicação em casa e ganharem mais autonomia nos cuidados.

Alex Bruno Maia (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo