Rede Hemo registra baixo estoque de sangue de fator negativo em Goiás

Direção da Rede Estadual de Hemocentros do Governo de Goiás pede para que a população procure uma das unidades e Goiânia e no interior para realizar doações

Estoque de sangue de fator negativo da Rede Hemo apresenta baixa neste mês de janeiro

A Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) iniciou o mês de janeiro com queda no estoque de sangue de fator negativo. Diante desse cenário, a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, convida toda a população para procurar alguma das unidades da rede distribuídas no Estado para realizar uma doação de sangue.

“Solicitamos que aquelas pessoas que já são doadoras de sangue, e também aqueles que nunca doaram, que procurem a unidade mais próxima e realize a doação. É um gesto tão simples, rápido, mas que é capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressaltou.

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos (antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis). Para quem tem acima de 60, é necessário já ter realizado uma doação anteriormente.

Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, enquanto para a imunização contra a Covid-19 é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas. 

A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além da doação de sangue, no Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde os voluntários também podem agendar uma doação de plaquetas, um tipo de hemocomponente utilizado no tratamento pacientes oncológicos e de doenças como dengue e Covid-19.

Empresas ou instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação, é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação, via e-mail, por meio do endereço hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.

SERVIÇO
Onde doar: Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Av. Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Rede Hemo no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Quando doar: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.

Ana Luíza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo