Rasível Santos representa o Conass no Congresso das Santas Casas

Maior evento da rede filantrópica do Brasil reuniu gestores, médicos e técnicos do Ministério da Saúde. Rasível Santos abordou as perspectivas para a transformação do SUS, com destaque para a regionalização da Saúde

Rasível Santos representou o Conass, no 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O evento, considerado o maior encontro da rede filantrópica do Brasil, aconteceu entre os dias 13 e 15 de agosto, em Brasília. Na oportunidade estiveram reunidos gestores de hospitais públicos e privados, médicos, advogados e administradores e técnicos do Ministério da Saúde. Entre as personalidades presentes estavam o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, e o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.

Rasível Santos foi escolhido por representantes do Conass para proferir palestra sobre “As perspectivas para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Durante a apresentação, ele destacou os avanços alcançados pelo SUS na promoção da assistência qualificada à população, em especial a Regionalização da Saúde e a implementação de sistemas pautados pela inovação tecnológica. O titular da SES-GO também abordou os desafios a serem vencidos pelos gestores da área da Saúde e o que deve ser desenvolvido para ter as ações concatenadas, atendendo as necessidades das pessoas.

Rasível Santos acentuou que é necessário colocar o usuário do SUS no centro do cuidado e das preocupações dos gestores, agregando valor à assistência e ao paciente, tanto sob a ótica do sistema quanto sob a ótica do ciddão. O titular da SES-GO tem vasta experiência em gestão. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Medicina de Emergência. Rasível Santos foi subsecretário de Saúde de Minas Gerais em 2014; secretário municipal de Saúde de Betim (MG), de 2014 a 2017, e coordenador do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, de 2017 a 2023.

Desde que assumiu a gestão da SES-GO, em janeiro deste ano, Rasível Santos tem atuado com prioridade no avanço da Regionalização da Saúde, uma das metas do Governo de Goiás. Entre as ações executadas para alcançar esse objetivo destacam-se a inauguração e funcionamento do Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, em Águas Lindas de Goiás; a entrega das obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e a inauguração do Centro Estadual de Odontologia (CEO) na Policlínica Estadual de Posse. “Atuamos com o propósito de oferecer a saúde de qualidade o mais próximo possível da população”, enfatizou o secretário. Ele também está estruturando a Rede de Urgência e Emergência (RUE) em Goiás, capaz de proporcionar o atendimento célere e eficiente ao usuário do SUS.

Maria José Silva (texto)/Comunicação Setorial da SES-GO e Comunicação Conass (foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo