Raquel Teixeira destaca resultados de Goiás no combate ao Aedes aegypti
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, representando o governador Marconi Perillo, participou nesta manhã de quarta-feira, 11/05, da apresentação do balanço da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes” em Catalão. Na ocasião, ela chamou os estudantes a participarem do Concurso de Redação, Desenho, Foto e Vídeo, que tem como tema o combate ao mosquito.
A secretária iniciou seu discurso apontando os grandes resultados obtidos em Goiás, que conseguiu em quatro meses reduzir em 90% o número de focos do mosquito, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que era de 1% até abril. “Acredito que um dos motivos desse avanço é o engajamento pessoal do governador, que percorreu os municípios, conversou com os secretários e isso provocou um engajamento em todos”, afirmou Raquel.
A secretária também ressaltou o trabalho dos agentes públicos, como a Seduce, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e outros na divulgação da campanha e na orientação da população. “A disseminação de informação foi fundamental para as pessoas agirem dentro das próprias casas e eliminarem os focos da forma correta. Os índices satisfatórios só foram possíveis graças a esse trabalho de educação. Nós estamos dando exemplo para o País”, complementou.
A força-tarefa conseguiu impedir o surgimento de aproximadamente 100 milhões de mosquitos, com a eliminação de cerca de 100 mil criadouros. Os registros da Secretaria de Saúde revelam, ainda, que o número de municípios que apresentavam índices superiores a 4% de infestação do Aedes caíram vertiginosamente. Em janeiro, 106 dos 246 municípios goianos tinham mais de 4% de infestação. Em fevereiro, a quantidade foi reduzida para 16 e, em março, para 7. Em abril, nenhum município do Estado foi considerado como de alto risco.
Vários municípios já praticamente alcançaram a meta de erradicar o mosquito, entre eles: Santa Fé de Goiás, Brazabantes, Alto Horizonte, Jaupaci, Palminópolis e Aloândia. As ações nesses municípios serão intensificadas para atingir a meta do Aedes Zero.
O balanço da força-tarefa está sendo divulgado nas 18 Regionais de Saúde de Goiás e a cada evento os prefeitos recebem cartas revelando indicadores do seu município, mapas da evolução das ações do “Goiás Contra o Aedes”, um comparativo dos casos de dengue nos anos de 2015 e 2016, entre outras informações. Em Catalão, as cartas foram entregues pela secretária Raquel Teixeira, que também entregará na Cidade de Goiás nesta quinta-feira, dia 12/5.
Concurso de Redação
Em Catalão, a secretária reforçou a participação dos alunos na 12º edição do Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis, que tem como tema ‘Histórias Reais de Combate ao Aedes’. “Mais de 900 mil estudantes já se inscreveram, o que demonstra o interesse de todos na luta contra o mosquito. A divulgação dessas experiências por meio do concurso contribuirá enormemente para os esforços do Estado na erradicação do Aedes”, finalizou. As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de maio pelo site www.tribunadoplanaldo.com.br.
Fonte: Seduce