Quinta reunião da CIB 2022 pactua estratégias para reforçar vacinação contra Covid-19
Estender horários da imunização contra o coronavírus, inclusive nos finais de semana, serão estratégias adotadas pelos municípios
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) reuniu, nesta quinta-feira (19/5), representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) e gestores de saúde dos municípios, que também participaram virtualmente. Em sua quinta edição deste ano, a CIB homologou diversas emendas parlamentares e repasses de recursos para fortalecimento da assistência em vários municípios e pactuou diversos itens de discussões dos grupos técnicos, entre eles, as estratégias para facilitar a vacinação de Covid-19.
A proposta de facilitar o acesso à vacinação estabelece que os municípios deverão criar salas com horários estendidos e disponibilizar a imunização também nos fins de semana – o que já ocorre em alguns municípios. De acordo com levantamento da SES-GO, mais de 682 mil pessoas no Estado, ainda não iniciaram o esquema vacinal, mais de 2,5 milhões não tomaram a primeira dose de reforço, e cerca de 750 mil estão com a segunda dose em atraso.
Também foi pactuada durante a reunião a padronização mensal para levantamento de estoque e solicitação de testes rápidos antígenos para a Covid-19. Para isso, os municípios deverão preencher um formulário eletrônico para otimizar o uso dos testes.
A Gerência de Atenção Primária levou para pactuação na CIB a capacitação de pré-natal do pai/parceiro, um trabalho que ocorre junto às regionais de saúde e que receberão orientações sobre importância da presença dos pais, durante a gestação e no parto. O evento para capacitar profissionais dessa área que lidam diretamente com as famílias, está marcado para o dia 7 de junho deste ano.
Outro assunto bastante debatido no GT foi sobre o que regulamenta o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviços de higienização, desinfecção e de controle de vetores e pragas urbanas no Estado. Na CIB, foi pactuado que todos os gestores devem seguir a resolução estadual e contratar empresas que seguem as regras já pré estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com intuito de evitar uso de produtos tóxicos que façam mal à saúde humana.
Participaram na coordenação dos trabalhos na Quinta CIB, reaizada no auditório da Escola de Saúde do Estado de Goiás, a subsecretária de saúde, Luciana Vieira e 1a vice-presidente do Conselho de Secretarias de Saúde dos Municípios de Goiás (Cosems-GO), Déia Abbes.
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial