Que tal fazer um ato solidário no feriado? Banco de Sangue do HUGOL abre nessa sexta e sábado

O Banco de Sangue do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, funcionará normalmente na sexta-feira, 1º, (07h às 18h30) e no sábado, 02 (07h às 12h), desse feriado prolongado.

O Banco de Sangue do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, funcionará normalmente na sexta-feira, 1º, (07h às 18h30) e no sábado, 02 (07h às 12h), desse feriado prolongado. Somente na quinta-feira, 31, a unidade não realizará coletas. Durante os feriados estendidos, existe uma necessidade maior de doadores para suprir a demanda de atendimentos, principalmente devido a acidentes de trânsito, violência e outros traumas nesses períodos. O Banco de Sangue do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, funcionará normalmente na sexta-feira, 1º, (07h às 18h30) e no sábado, 02 (07h às 12h), desse feriado prolongado. Somente na quinta-feira, 31, a unidade não realizará coletas. Durante os feriados estendidos, existe uma necessidade maior de doadores para suprir a demanda de atendimentos, principalmente devido a acidentes de trânsito, violência e outros traumas nesses períodos.

Para atender à demanda de 25.780 transfusões de sangue no período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o Banco de Sangue já recebeu 19.476 doações, graças ao apoio de voluntários que, em um ato solidário, doaram sangue. Apesar dos bons resultados, a demanda é contínua. Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o HUGOL mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde.

De acordo com o hematologista e supervisor da UCT, Dr. Adriano Arantes, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta que apenas 1,8% da população doam sangue no Brasil, quando o percentual mínimo deveria ser de 3%. Essa realidade pode ser modificada através da participação ativa da população em campanhas de doação de sangue, do incentivo e da oferta de informações corretas, o que pode ser feito desde o início da adolescência, criando o hábito da doação na população”.

Para passar pela entrevista de pré-doação, os requisitos básicos são: apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, estar saudável, ter peso acima de 50kg e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser um doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo