Quarta reunião da CIB de 2022 pactua projeto de saúde mental

Na Comissão Intergestores Bipartite, SES e Cosems discutiram e pactuaram projetos, notas técnicas e demais políticas de saúde

Com Luciana Vieira (d.) e Veronica Savatin, secretário Sandro Rodrigues comanda 4ª CIB do ano

Em reunião realizada nessa quarta-feira (20/4), na quarta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) discutiram e pacturam projetos, notas técnicas e demais definições de implementação das políticas de saúde e assistencial. O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, destacou a importância de avançar este ano, fechando um período de conquistas em todas as frentes de atuação.

Além de homologar diversas emendas parlamentares e repasses de recursos para fortalecimento da assistência em vários municípios, a CIB homologou vários itens de discussões dos grupos técnicos. Foi pactuado um projeto de saúde mental na Atenção Primária de Saúde, com o objetivo de apoiar a gestão para organizar uma linha de cuidados para a saúde mental na assistência prestada pelos municípios aos cidadãos, novidade que trará integralidade na saúde dos goianos.

Com relação à Covid-19, a Vigilância em Saúde fez uma recomendação aos municípios para que usem os testes como ferramenta de monitoramento da população e ofertem tanto a testagem como a vacinação, aproveitando grandes eventos, como feiras agropecuárias e festividades religiosas, para fazerem os testes. O objetivo é confirmar a queda sustentada de casos da doença no Estado.

Com relação à dengue, o alerta foi para o uso racional e eficiente dos inseticidas nas bombas de UBV contra o mosquito transmissor das chamadas arboviroses, dengue zika e chikungunya. Este ano, foram notificados cerca de 93 mil casos de dengue em Goiás e confirmados 43 mil. São 92 óbitos suspeitos em investigação e 15 já confirmados nos três primeiros meses de 2022.

Além de todo apoio às gestões municipais com larvicidas, inseticidas, equipamentos e capacitações de equipes, a SES-GO tem feito ações presenciais em diversas localidades, desde o final do ano passado, para fortalecer o combate ao mosquito Aedes agipty.

Iara Lourenço (texto) e Britto (foto)/ Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo