Prorrogadas inscrições para capacitação de ACSs e ACEs

Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias têm até 13 de maio para garantir uma das 4,3 mil vagas oferecidas pela Spais e Esap

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que estão prorrogadas até 13 de maio as inscrições para a segunda edição do curso de capacitação do processo de trabalho de agente comunitário de saúde (ACS) e agente de combate a endemias (ACE). Realizado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), em parceria com a Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP-GO), o curso oferece 4,2 mil vagas, de acordo com o Edital nº 04/2019, publicado no site esap. go.gov.br.

O objetivo é qualificar os processos de trabalho desses profissionais para atuarem com as equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e promoção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades. Com carga horária total de 160 horas, o curso será realizado na modalidade de ensino a distância (Lead), com previsão de início para o final de maio e duração de cinco meses.

São ofertadas vagas para as regiões Central e Centro-Sul de Goiás e para profissionais remanescentes das regiões contempladas na primeira edição. O público-alvo são os ACSs e ACEs vinculados ao SUS, da esfera municipal (efetivos, comissionados ou contratados) e que atuem nas equipes de saúde dos municípios. Para participar, os ACSs/ACEs precisam preencher o formulário de inscrição no FormSus e anexar cópias dos documentos exigidos (RG e CPF e Declaração de vínculo e liberação) em arquivo único no formato “PDF”.

Primeira edição

Iniciada em novembro de 2018 e encerrada em março de 2019, também na modalidade EaD, a primeira edição foi um sucesso, alcançando 3.962 ACSs e ACEs de 14 Regionais de Saúde, com 83,7% de aprovados. O curso foi avaliado como bom ou excelente por mais de 93% inscritos.

Para a coordenadora-geral dos Cursos EaD da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), Juliana Conceição de Oliveira, a capacitação superou as expectativas. “O resultado é fruto da parceria entre a Spais e a Sest-SUS e entre a coordenação e os tutores pedagógicos e regionais”, afirma.

Além de qualificar os processos de trabalho dos ACSs e ACEs, o curso promoveu uma inclusão digital para um público que não tem contato diário com computadores e outros recursos tecnológicos. “Foi uma superação, porque muitos deles achavam impossível fazer um curso a distância, pois o uso de informática não faz parte do seu cotidiano”, relata Juliana.

 

Thiago Lagares, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo