Projeto leva música gospel e sertaneja para mães e colaboradores no HEMNSL

Com repertório que variou da música cristã ao estilo sertanejo, a cantora Letícia Mendez surpreendeu a todos com seu vozeirão durante sua visita na unidade do Governo de Goiás

Cantora Letícia Mendez canta para pacientes e acompanhantes na recepção do HEMNSL

A música promove o equilíbrio e proporciona um estado agradável de bem-estar, especialmente em questões reflexivas. Na área da saúde, é muito utilizada como terapia emocional para pacientes, já que o ambiente hospitalar é considerado hostil. Para quebrar esse clima, a cantora Letícia Mendez percorreu os corredores do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), n segunda edição do  projeto Sons que Curam.

De mães ansiosas para terem seus bebês nos braços a mulheres que estavam, de certa forma, superando suas dores e inseguranças internas com o novo futuro que estava por vir, as surpresas em cada enfermaria invadida pelas melodias impressionaram todos que ouviram a cantora.

A estudante Amanda Silvestre estava à espera de sua filha Júlia, no pré-parto da unidade. Quando ouviu Letícia, sentiu uma sensação de paz imediata. “Ela veio para acalmar a gente que fica nervosa antes do parto. Eu definiria essa apresentação como um momento de felicidade, ainda mais porque ela cantou músicas que eu gosto”, disse. 

“Esse gesto, tanto dela quanto de vocês, da Maternidade, foi muito nobre, porque tem muitas mães aqui com a autoestima baixa, sem saber o que sentir. Isso dá mais força e alegra também. Foi ótimo”, disse Willian Araújo dos Santos, que estava com a esposa, que havia ganhado bebê e estava em recuperação.

Atendendo a pedidos, Letícia Mendez iluminou os quartos por onde passou, com sua força feminina, enquanto cantava músicas de Marília Mendonça, as mais solicitadas pelas ouvintes. Além da ‘rainha da sofrência’, Letícia interpretou vários outros grandes sucessos sertanejos, gospel, e impressionou também com canções autorais.

“Foi uma experiência completamente diferente que eu já vivi. Estou acostumada a chegar nos lugares e todos estarem felizes, enquanto, aqui, fui recebida com bastante surpresa, como se fosse inesperado por todos. Mas acredito que consegui tocar e afagar cada um dos corações de todos aqui”, ressaltou a cantora.

Movimentação 
Olhares curiosos vieram à tona quando a voz de Letícia foi ouvida pelos corredores da maternidade. Além das pacientes, os trabalhadores da unidade aproveitaram e mudaram a rotina do HEMNSL, ao irem ao encontro das músicas.

“Eu estava ouvindo, lá de longe, uma melodia boa, e decidi saber de onde vinha. Ao ver, me surpreendi com o talento da cantora. Foi realmente inacreditável e bonito, porque ajuda não só os pacientes como nós que estamos aqui, nessa correria. Parabéns à unidade pela iniciativa”, relatou o assistente de patrimônio, José Dantas.

O projeto, previsto para ser realizado uma vez em cada mês, é itinerante e tem a música como complemento terapêutico, percorrendo enfermarias, UTIs e áreas administrativas do hospital, levando música para os pacientes, acompanhantes e colaboradores.

O principal objetivo do Sons que Curam é proporcionar momentos de alegria, descontração, solidariedade e conforto por meio da música, reduzindo o estresse e quebrando a rotina de dor, ansiedade e tristeza dos pacientes e familiares.

Yasmine de Paiva Elie (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo