Projeto goiano com uso de tecnologia em Saúde é destaque internacional

Uma missão portuguesa de técnicos e profissionais em Saúde já foi designada por autoridades do governo daquele país para formalizar em abril deste ano visitas de cooperação técnica e científica entre o Brasil (pelo governo de Goiás) e Portugal para implementação semelhante em Portugal do trabalho desenvolvido pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arnz Neumann (Conecta SUS).

A decisão foi fruto da apresentação realizada hoje (22.01) pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical ligado à Universidade de Lisboa, Portugal, do trabalho que permite monitorar em tempo oportuno mais de 200 indicadores de saúde goianos, além do acompanhamento de obras, hospitais e equipamentos hospitalares em tempo real, e ainda toda contabilidade da SES-GO.

“A palestra do secretário deixou todos muito impressionados. Principalmente pelo aspecto do controle da dengue e do trabalho 100% SUS desenvolvido nos hospitais goianos pelas Organizações Sociais. Eles visualizaram como nós acompanhamos em tempo real a situação de cada aparelho dentro dos nossas unidades de atendimento”, disse o membro do Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), Fernando Cupertino, ex-secretário de Saúde e membro da comitiva brasileira que está em Portugal.

“A apresentação suscitou o envio da missão portuguesa, principalmente, porque Portugal não possui um sistema de monitoramento em Saúde que envolve um conjunto tão grande de dados epidemiológicos. A qualidade das informações produzidas e apuradas em curto espaço de tempo são cruciais para garantir a segurança e fornecer subsídios para tomada de decisões em Saúde que vão impactar diretamente na vida dos cidadãos de Goiás. As autoridades portuguesas viram a importância desse trabalho”, completou

Leonardo Vilela estará em Portugal até o dia 27 deste mês onde visitará a agência Regional de Saúde de Lisboa e do Vale do Tejo, Ministério da Saúde Português – onde apresentará novamente o Conecta SUS –  visita a Clínica São João de Àvila, em Lisboa: cuidados continuados e integrados, Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, Unidade de Saúde Familiar Manuel Rocha Peixoto e Administração Regional de Saúde do Porto.

Vilela e Cupertino foram convidados pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, Paulo Ferrinho, para visitar a instituição e apresentar as ações desenvolvidas pela SES-GO. Ferrinho teve a oportunidade de conhecer o Conecta SUS em setembro do ano passado e mostrou-se impressionado com a unidade, instalada na sede da SES-GO. Inaugurado no final de 2014, o Conecta SUS funciona na sede da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, e é responsável por  fazer o registro, a compilação, o tratamento, a disponibilização, o monitoramento e a análise das informações em saúde.

“Nessa visita vemos claramente a oportunidade de cooperação bilateral em Saúde”, disse o secretário Leonardo Vilela que também conhecerá o sucesso do trabalho desenvolvido em Portugal naunidade de Saúde Familiar de Ramada – na organização, funcionamento e sistemas informáticos de prontuário eletrônico e processo de referência e contrarreferência de pacientes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo