Projeto do Ministério da Saúde promove visita técnica no HDT

Em Goiás, o HDT foi uma das três unidades públicas de saúde do país selecionadas para participar do projeto

Na última semana, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), contou com a presença de enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que vieram executar a primeira visita técnica do projeto “Paciente Seguro”, que tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde. 

Na ocasião, as enfermeiras Vanessa Mantovani e Kamyla Lameira, visitaram todas as unidades piloto e revisaram junto com as equipes integrantes do projeto os planos de ação e ferramentas de melhoria que estão sendo implantados na instituição. Para Vanessa Mantovani, a visita possui um caráter prático na aplicação de estratégias de segurança do paciente. “Além de visitar todos os setores que estão envolvidos no projeto e conhecer um pouco mais da estrutura física e operacional da unidade, aproveitamos a oportunidade para ministrar uma oficina de aprendizagem para os times das unidades-piloto de lesão por pressão, prevenção de quedas e higiene das mãos”, disse.

Vanessa complementa ainda os resultados iniciais já obtidos pelo HDT. “Criamos um quiz da segurança do paciente e disponibilizamos para a participação de todas as 18 unidades de saúde públicas e privadas que participam do projeto. O HDT obteve o segundo lugar geral, sinal de que realmente estão no caminho certo”, celebrou. Além dos membros da diretoria e das equipes assistenciais envolvidas no projeto, participaram como convidadas especiais da oficina de aprendizagem, Adriana Gomes Pereira, coordenadora estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção e Zilah Cândida Pereira, coordenadora municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiânia. 

Equipe assistencial do HDT participa de oficina de aprendizagem.

De acordo com Zilah Cândida, a experiência do HDT nas práticas de segurança do paciente credencia a unidade a expandir ainda mais sua atuação. “Historicamente o HDT é uma das unidades de saúde de Goiás que mais se destacam no quesito segurança do paciente. A participação em um projeto tão estruturado e objetivo como esse, credencia a unidade a se estabelecer ainda mais como referência”, pontuou.

Segundo Keliene Fernandes, biomédica responsável pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) do HDT e líder do projeto na unidade, a equipe do hospital está totalmente engajada na participação efetiva no projeto. “Momentos como esse, de troca de conhecimentos e aprendizados, são extremamente enriquecedores para nossa prática assistencial. A equipe do HDT está muito engajada a participar efetiva e ativamente do projeto que fortalecerá ainda mais o nosso compromisso com a prestação de uma assistência digna à nossa gente que tanto precisa”, finalizou.

Igor Guimarães (texto e foto)/ ISG​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo