Projeto Crer na Inclusão oferece oficinas educativas para profissionais da prefeitura de Goiânia

Iniciativa da unidade de saúde do Governo de Goiás tem como objetivo auxiliar na implementação da inclusão escolar de forma adequada na educação

Profissionais do Crer usam boneco para orientar sobre escovação em criança especial

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade do Governo de Goiás, realizou quatro oficinas educativas para profissionais da prefeitura de Goiânia, durante os meses de agosto, setembro e novembro de 2022.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar na implementação da inclusão escolar de forma adequada na educação. Atualmente existem mais de 700 auxiliares de atividades educativas na cidade de Goiânia, distribuídos em 5 regionais, que atuam diretamente com crianças especiais.

Por meio de levantamento feito pelos profissionais da pediatria na prática clínica com os pacientes, a instituição estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia chamada Crer na Inclusão, pela qual foram oferecidas oficinas educativas para os auxiliares de atividades educativas (AEE) da prefeitura de Goiânia.

Os temas abordados – acolhida, alimentação, locomoção e higiene – foram ministrados pelos preceptores da residência multiprofissional e equipe de odontologia do Crer

Famílias preocupadas
Para a fisioterapeuta e preceptora da clínica infanto juvenil e intelectual do Crer, Dayane Nunes, o projeto surgiu a partir de demanda de famílias preocupadas com as lacunas das escolas em receber seus filhos e oferecer o básico de adaptações que promovam o processo de aprendizagem.

“O projeto vai de encontro a reabilitação em uma abordagem biopsicossocial proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ao difundir a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), a qual propõe uma prática ampliada, além de deficiência física, de estrutura, para a promoção da real participação na sociedade com todas as adaptações necessárias, de modo a minimizar as barreiras deste processo", explica Dayane.

"O próprio setor educacional frequentemente nos solicita apoio quanto à melhor forma de receber os alunos atípicos. Assim temos uma engrenagem família-terapeutas-escola que, quando funciona bem, quem mais sai ganhando é o aluno. E isto é parte da entrega do processo de reabilitação: inclusão e participação escolar”, acrescenta.

A relevância maior desse projeto está em compartilhar conhecimento aos auxiliares educativos que participam do cotidiano da criança com deficiência. Nesse sentindo, a educação em saúde chega aonde mais precisa: na sala de aula, com orientações que impactam diretamente na qualidade de vida dessas crianças e suas famílias, assim como na eficiência do trabalho educacional, proporcionando a inclusão.

Ao todo, o projeto Crer na Inclusão capacitou 90 profissionais da prefeitura de Goiânia no ano de 2022, o que resulta em mais qualidade de vida, respeito e igualdade na educação.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

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