Programas de Residência Médica e Multiprofissional da SES-GO serão ampliados em 2017

A Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago ampliará, no próximo ano, o número de vagas de residências médica e multiprofissional nos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde. Na residência médica o número de vagas será ampliado de 142 para 150 e na multiprofissional de 46 para 69. Isto significa que o Sistema de Saúde contará com mais especialistas em diversas áreas, garantindo melhores serviços à população em todo o Estado.

O objetivo da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para SUS é qualificar e ampliar os programas de residência médica e multiprofissional a fim de contribuir para a melhoria da assistência à saúde da população desde a prevenção até os tratamentos das mais altas complexidades. Os Programas de Residência Médica são realizados em conformidade com as diretrizes estabelecidas nas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica e em Área Profissional de Saúde, sendo priorizado o padrão de excelência e qualidade da formação.

Residência Multiprofissional

A residência multiprofissional e em Área Profissional da saúde oferece, desde 2013, vagas para os diversos profissionais da área da saúde. Biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais fazem parte dos programas de residência no HDT, HGG,HMI, Hugo, CRER e Lacen. Hoje são oferecidas 46 vagas nos programas de Urgência e Trauma, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Enfermagem Obstétrica, Atenção Clínica Especializada e Saúde Funcional e Reabilitação.

Para 2017, o Ministério da Educação autorizou a ampliação das vagas no Hugo e abertura de vagas no Hugol, passando para um total de 69 vagas nos programas de residência multiprofissional com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde.

Residência Médica

Em Goiás são oferecidas vagas no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Hospital Materno Infantil (HMI), Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia(Huapa) e Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol).

As qualificações são distribuídas nas mais diferentes áreas da medicina visando a qualificação do profissional médico como para o posterior funcionamento do sistema de saúde com a máxima qualidade possível. Estão entre as especialidades a anestesiologia, clínica médica, cirurgias geral e especializadas, neurologia, ortopedia, cardiologia geriatria, medicina de urgência, medicina intensiva, otorrinolaringologia, radiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ultrassonografia, mastologia, psiquiatria, endocrinologia, nefrologia, reumatologia e várias outras.

Nos programas oferecidos os residentes têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, valorizando as ações de saúde no SUS. Além disso, os programas também foram construídos de forma a promover a integração das equipes multiprofissionais para a prestação da assistência de qualidade aos pacientes, sempre considerando os aspectos científicos, éticos e sociais.

Para a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, a qualificação dos profissionais médicos e multiprofissionais pela Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago tem como objetivo a formação de especialistas para a atuação nas Redes de Atenção à Saúde do SUS em Goiás, por meio de atividades de ensino e pesquisa, como uma estratégia de melhoria da qualidade dos serviços aos usuários. “Tanto que o treinamento é realizado em serviço, em regime de tempo integral, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional”, destaca.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo