Programa de residência do Hugo forma 37 novos especialistas médicos
Unidade do Governo de Goiás gerida pelo Einstein forma 37 novos profissionais, em 11 programas de residência médica, entre elas, cirurgia geral, geriatria, neurologia e traumatologia

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), formou 37 novos especialistas nos seus 11 programas de residência médica, que inclui cirurgia geral, geriatria, neurologia e traumatologia, anestesiologia, cardiologia e ortopedia – ao todo, as unidades de saúde pública estaduais oferecem 67 programas médicos e multiprofissionais. A cerimônia, realizada na semana passada, contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), entre elas, Rafaela Veronezi, superintendente da Escola de Saúde (Sesg), que coordena os processos seletivos para essas áreas.
As residências médicas no Hugo têm duração de 1 a 3 anos, com possibilidade de subespecialização em áreas como neurologia vascular, que exige um ano adicional após a conclusão da formação principal. Os residentes também realizam rodízios internos e externos, em instituições de referência dentro e fora do estado. Administrada pelo Einstein desde junho do ano passado, a unidade do Governo de Goiás conta com 89 residentes em seus cursos de residência – outros 41 novos residentes são esperados pela unidade neste ano.
Em seu discurso, Rafaela Veronezi destacou a importância da capacitação contínua na área da saúde e reforçou o compromisso do Estado em formar profissionais qualificados para atender às demandas do sistema público de saúde de Goiás. “A Escola de Saúde mantém o compromisso inabalável com as residências médicas, para garantir estrutura, inovação e o fortalecimento dos programas, para que os médicos especialistas do Hugo sejam um legado de excelência da unidade e estejam prontos para atender e promover a melhoria da saúde do nosso estado”, afirmou.
O coordenador da Comissão de Residência Médica do Hugo, Francisco Rebouças Júnior, também ressaltou a importância dos programas de residência, que já somam 25 anos na unidade. “Muitos dos especialistas de Goiás são formados nos programas do hospital, que é uma grande escola para a formação e capacitação,” garantiu. O gerente médico do Hugo, Patrick Araújo, por sua vez, abordou fatores fundamentais para o exercício da medicina, como ética profissional, atenção aos detalhes e paixão em servir, com foco no cuidado, qualidade e segurança do paciente.
Para marcar a importância dos professores nos anos de residência, a turma 2024/2025 de residentes homenageou o neurologista Marco Túlio Pedatella, responsável pelo projeto Angels, implantado em 2022, no Hugo, referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) e com trabalho reconhecido internacionalmente. “Algo marcante na minha trajetória foi o contato direto e constante com os preceptores, que nos ensinaram a desempenhar a nossa prática e conduta médica com excelência, visando sempre o bem-estar do paciente”, afirmou Isabela Mattos, residente formada Clínica Médica.
Inaugurado em 1991, o Hugo conta com 387 leitos para internação, centro cirúrgico com 10 salas e atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade destaca-se ainda por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes.
Wynne Carneiro (texto) e Alexandre Cavarzan (foto) / Assessoria de Comunicação Hugo