Profissional do HGG participa de Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Durante o evento, foram analisadas novas diretrizes que buscam fortalecer políticas públicas que garantam o direito humano a uma alimentação adequada

Valéria de Sousa (vestido vermelho) e demais autoridades, durante fala do governador Ronaldo Caiado

A gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG),Valeria de Souza, participou da 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como objetivo principal promover discussões e deliberações sobre temas essenciais para a segurança alimentar e nutricional em Goiás.

Estavam presentes no encontro, realizado no dia 31 de outubro, o governador do Estado, Ronaldo Caiado; o ministro do Desenvolvimento Social, Welligton Dias; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; e demais autoridades.

Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO), a conferencia também recebeu delegados das conferências municipais regionais e livres, expandindo a participação da sociedade na formulação das políticas de segurança alimentar e nutricional, com foco nos desafios e perspectivas da temática.

Alguns dos temas abordados foram a análise da situação estadual e nacional em relação à segurança alimentar e nutricional, a construção participativa de diretrizes que impactarão na vida de milhares de cidadãos, além de várias propostas alinhadas aos objetivos nacionais de segurança alimentar e nutricional. Um dos pontos cruciais da conferência foi a eleição dos delegados que vão representar o Estado na etapa nacional.

Valeria de Souza, que representou o HGG e é conselheira titular do Conesan, ressalta que, por meio da conferência, foi possível estratificar propostas para novas diretrizes em busca de políticas que fortaleçam a segurança alimentar e nutricional.

“Esse evento foi de extrema importância. Analisamos situações para melhorar a segurança alimentar de toda uma população, que às vezes não tem nem  acesso ao alimento. É um assunto que deve ser debatido em todas as esferas, pois a alimentação é fundamental para a sobrevivência e dignidade de qualquer pessoa.”

A nutricionista também comentou que se sente lisonjeada representando o HGG e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que administra a unidade de saúde do Governo de Goiás. “Juntos, buscamos por transformação social, direitos à alimentação adequada e à erradicação da fome.”

A presidente do Conesan, Dinair Pereira também falou sobre o evento. “A realização da conferência traz um impacto muito positivo, além do fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricionais no Estado.”

Suzana Meira (texto e foto)/Idetech

Crédito foto: Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo