Profissionais recebem treinamento sobre Vigilância em Saúde

O treinamento capacita profissionais que atuam na linha de frente em situações de emergências

Além das aulas teóricas, com carga horária de 178 horas/aula, o curso é um treinamento em serviço, com enfoque prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Projetos Educacionais e Ensino em Saúde, realizou nesta semana os primeiros encontros do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) – Nível Fundamental. 

O curso começou na última segunda-feira (12/12) com 30 vagas no total. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, Ana Cristina de Oliveira, o objetivo é capacitar profissionais, dos níveis central, regional e municipal, que atuam na “linha de frente” da Vigilância em Saúde. 

“O curso visa melhorar a capacidade de condução, investigação e implementação de medidas de prevenção e controle em tempo oportuno diante de situações de emergências em saúde pública”, explica a gerente.

Além das aulas teóricas, com carga horária de 178 horas/aula, o curso é um treinamento em serviço, com enfoque prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação. Contribui também para a implementação e o fortalecimento de uma rede estadual, nacional e internacional com profissionais de saúde capacitados em epidemiologia de campo. 

Os alunos a serem formados pelo EpiSUS-Fundamental contarão com importantes contribuições na investigação de surtos com impacto na saúde pública estadual, refletindo na melhora qualidade e do tempo de resposta às emergências. Em Goiás, já foram formados mais de 48 profissionais desde 2018.

EpiSUS-Fundamental
O programa foi implantado em 2017 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e vem sendo descentralizado nos estados e municípios brasileiros. Em Goiás, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, que compõe a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa)/SES-GO, deu continuidade ao treinamento desde 2018.

Isabela Melo/Comunicação Setorial
Foto: Iron Braz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo