Profissionais do sexo, taxistas e funcionários de motéis são alvo de ação de prevenção a hepatites
Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho), a Coordenação Estadual de Controle das Hepatites Virais, em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) e secretarias municipais de saúde realizam, desde o início do mês, testagens rápidas e atividades para prevenção, diagnóstico e informação sobre o tratamento da doença. Nessa quarta-feira, dia 27, a ação foi direcionada para profissionais do sexo, taxistas e funcionários de boates e motéis.
Um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante foi levado para frente de uma boate na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, na Região dos Motéis, em Aparecida de Goiânia. No local, foram oferecidas vacinas contra Hepatite B, preservativos e materiais educativos, além de aconselhamentos pré e pós-teste. A ação teve a parceria da Coordenação de DST/AIDS/Hepatites Virais de Aparecida e da equipe do consultório de rua do município.
O coordenador estadual de Controle de Hepatites Virais, Thiago Guida de Menezes, destacou a importância da iniciativa principalmente para os profissionais do sexo. “Esse público específico está mais propenso a infecções sexualmente transmissíveis. Mais de 80% dos casos de Hepatite B, por exemplo, estão ligados ao sexo sem proteção.”
Thiago Guida ressaltou que a hepatite é uma doença silenciosa, mas que pode comprometer muito a qualidade de vida de uma pessoa. “A hepatite é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Ela também não escolhe cara, idade, classe social ou profissão. E se não for descoberta e tratada a tempo, pode evoluir para cirrose, insuficiência hepática aguda e até câncer do fígado.”
A coordenadora de DST/AIDS/Hepatites Virais da Aparecida de Goiânia, Ana Paula Vieira, acrescentou que a hepatite pode ser transmitida não só através do sexo desprotegido. “É preciso lembrar que a transmissão da doença também pode ocorrer através do compartilhamento de materiais perfurocortantes, como lâminas de barbear e alicates de unha”.
Na quinta-feira, dia 28 de julho, também será realizada uma ação no Araguaia Shopping, em Goiânia. No local, os frequentadores poderão fazer testes rápidos, receber vacinas e preservativos, além de orientações sobre Hepatites Virais. A ação terá início às 9 horas e vai até 17 horas.
Ao longo do mês, foram realizadas ações no Mercado Central, supermercados e durante o festival Tattoo Rock Fest. Durante todo o ano, as vacinas, testes e esclarecimentos estão disponíveis para toda a população nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s).
Os Centros são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Neles é possível realizar gratuitamente testes para HIV, sífilis, hepatites B e C. Os CTA’s estão instalados nos principais municípios do Estado.
Centros de Testagem e Aconselhamento
CTA de Goiânia: Av. Contorno, nº 215, Setor Norte Ferroviário. Fone: (62) 3524-8719
CTA de Anápolis: Av. São Francisco, nº 810, Bairro Jundiaí. Fone: (62) 3902-2681
CTA de Aparecida de Goiânia: Av. São João, Qd. 2, Lt. 3, Jd. Nova Era. Fone: (62) 3545-5941
CTA de Itumbiara: Rua Wilson Barbosa, nº 325, Jardim América. Fone: (64) 3433-0320
CTA de Rio Verde: Rua Goiânia, nº 1032, Centro. Fone: (64) 3620-2182
CTA de Caldas Novas: Rua Dr. Ciro Palmerston, nº 600, Centro. Fone: (64) 3454-6813
CTA de Planaltina: QC 1 MC, Lt. 01, Setor Oeste. Fone: (61) 3637-6600 / 3888
CTA de Campos Belos: Av. Des. Rivadávia Licínio de Miranda, s/nº, St. Cruzeiro. Fone: (62) 3451-2739
CTA de Formosa: Av. Valeriano de Castro, nº 205, Centro. Fone: (61) 3981-1125