Profissionais do Lacen-GO participam de capacitações para aprimorar serviços de saúde

Eventos de qualificações de coordenadores e diretores Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros envolvem workshops e congressos em Goiás e outros Estado

Assembleia do Conass foi um dos eventos com participação do Lacen-GO no mês de junho

No início de junho, a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade, Rosa Maria dos Santos, e o diretor-geral do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), Vinícius Lemes da Silva, estiveram presentes no Lacen de Santa Catarina, em Florianópolis, onde participaram do 1º WorkShop de consolidação e alinhamento do instrumento Slipta.

O evento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reuniu representantes de diversos Lacens do País, com o objetivo de harmonizar e consolidar o instrumento Slipta para avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

No Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde, em Goiânia, a farmacêutica Maysa Aparecida de Oliveira, colaboradora do SGQ, destacou a importância da qualificação e atualização constantes para aprimorar o serviço público de saúde. Sua participação no evento refletiu esse compromisso com a eficiência e qualidade.

No âmbito da avaliação de kits de detecção de vírus respiratórios, Vinícius Lemes e a diretora do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (Lacen-SP), Adriana Bugno, representaram os 27 Lacens em reunião com a Bio-Manguinhos.

No encontro, foi discutido o apoio da Rede Lacen no processo de avaliação desses kits, que podem trazer avanços na padronização da investigação laboratorial das síndromes gripais no País. Foram debatidos ainda aspectos relacionados ao fornecimento de insumos e manutenção de equipamentos para implementar essa rotina.

A participação do diretor-geral do Lacen-GO na reunião da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública do Conass (CTLSP), com representantes de outros Lacens, evidenciou a importância dos debates sobre temas relevantes para o SUS, como a reformulação da Rede Genômica e as necessidades estruturais dos Lacens.

A participação na assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizado de 20 a 22 de junho, também demonstrou o envolvimento com questões relacionadas à vigilância laboratorial como componente da vigilância em saúde.

Ações internas  
No Lacen-GO, os resultados da Pesquisa de clima organizacional aplicada em 2022 foram apresentados associados a um plano de ação elaborado de forma participativa. Diretores, coordenadores gerais e servidores discutiram os resultados e definiram estratégias para melhorias.

Foi lançado também o projeto de qualificação da gestão/currículo base, com o objetivo de promover cursos e ações educacionais voltados para o aprimoramento do desempenho das coordenações e subcoordenadores da unidade.

No dia 28 de junho, foi realizada a primeira roda de conversa do projeto de qualificação, abordando o tema de liderança e gestão de equipes. Participaram 31 coordenadores, que concluíram o curso e avaliaram positivamente a iniciativa, destacando suas contribuições práticas para o desempenho das funções de coordenação na Lacen-GO.

Giovana Cecília, estagiária da PUC-GO/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo