Profissionais do HDT participam de Encontro Brasileiro de Histoplasmose

Encontro, em Porto Alegre, reúne especialistas, profissionais de saúde e instituições de todo o mundo para abordar doença causada por inalação de esporos de fungo

Nos dias 13 e 14 de maio, foi realizado, em Porto Alegre, o Encontro Brasileiro de Histoplasmose. Na ocasião, representaram o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) a médica infectologista da unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) as doutoras Cássia Godoy e Renata Soares, a assessora de pesquisa do hospital. 

O encontro reuniu especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos e representantes de importantes instituições e entidades de saúde de todo o mundo, para abordar a histoplasmose, doença causada pela inalação de esporos do fungo histoplasma capsulatum, facilmente encontrado em itens orgânicos em decomposição, como fezes de pássaros e de morcegos.

Durante o evento, Cassia Godoy fez exposição acerca do tema: Epidemiologia da histoplasmose em Goiás, e Renata Soares coordenou as discussões da mesa: Diagnósticos não baseados em cultura para fungos.

Segundo a assessora de pesquisa do HDT, o evento foi uma oportunidade salutar de discutir essa doença que tem sido negligenciada nos últimos anos. 

“Foram dois dias de palestras e inúmeras discussões, resultando em encaminhamentos importantes para a melhoria do diagnóstico e enfrentamento da histoplasmose em pacientes imunocomprometidos, no intuito de reduzir a mortalidade e o impacto em saúde pública dessa micose endêmica em nosso país”, disse a pesquisadora.

Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo