Profissionais do HDS e idosos moradores da unidade são vacinados contra H1N1

Campanha, realizada anualmente, ajuda a diminuir circulação do vírus e incidência de casos na unidade do Governo de Goiás

Vacina é oportunidade de minimizar risco de contrair vírus e fortalecer sistema imunológico

Nos dias 3 e 4 de maio, os profissionais de saúde do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS e os idosos moradores da unidade do Governo de Goiás receberam o imunizante contra influenza. A campanha, realizada anualmente, visa diminuir a circulação do vírus e incidências de casos devido à doença. Em tempos de pandemia imunizar-se contra a gripe facilita o diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas de ambas as doenças são parecidos.

Caracterizada como infecção viral aguda que compromete o sistema respiratório e pode apresentar complicações graves, a influenza tem alta transmissibilidade, por isso, a vacina se torna um ato poderoso de proteção à vida. "É uma oportunidade de minimizar o risco de contrair o vírus e fortalecer o sistema imunológico", afirma o ouvidor da unidade, Ailton Alves Silva.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Thays Gomes da Silva, ressalta que a vacinação é a forma mais eficaz para proteger contra gripe e suas complicações. "A influenza, ou gripe, é uma infecção viral respiratória febril aguda, altamente contagiosa e que afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Ocorre durante todo o ano em nosso País, sendo mais comum no outono e no inverno, quando as temperaturas abaixam e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados o que favorece a transmissão viral. Diante disso, é primordial que todos entendam a importância de se vacinar contra a gripe", explica Thays.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

A campanha de vacinação contra influenza H1N1 faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS. É realizada anualmente pelas Secretarias de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, dirigida aos pacientes idosos moradores e profissionais de saúde da unidade. Trata-se de uma ação que resulta em proteção e tranquilidade para todos.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo