Profissionais do HDS apresentam trabalho na 4ª Jornada Científica da SES-GO

Pesquisa da unidade do Governo de Goiás avalia prevalência das capacidades funcionais dos idosos e continuidade da assistência, no período de pandemia, por meio do teleatendimento

Profissionais do HDS que participaram do estudo apresentado na 4ª Jornada Científica da SES-GO

A atuação da equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Dermatologia e Reabilitação Santa Marta (HDS) ganhou destaque com a apresentação de trabalho científico na 4.ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Saúde), no dia 10 de dezembro. O tema do estudo foi “Prevalência de parâmetros funcionais em um grupo de idosos durante a pandemia de Covid-19”. 

A pesquisa teve como propósito a avaliação da prevalência das capacidades funcionais dos idosos e a verificação da continuidade da assistência, durante o período de pandemia, por meio do teleatendimento.

Além de compartilhar conhecimento, o trabalho ressaltou que, diante da pandemia da Covid-19, houve a necessidade de reformular o modo de atendimento e promover a continuação do tratamento aos idosos que se enquadram no grupo de risco de contágio e agravamento dos sintomas e, com isso, foram colocados em isolamento, interrompendo de forma repentina a sua rotina social e de cuidados à saúde.

Nesse novo cenário, a tecnologia foi uma forte aliada. Por meio dela, foi possível a equipe da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) reelaborar a forma de atuação do serviço para a modalidade de teleatendimento. A AGA permite fazer o rastreio das condições desencadeadoras de declínio cognitivo/funcional de forma precoce, possibilitando o planejamento das ações.

A assistência virtual como estratégia de atendimento a distância permitiu evidenciar sinais e sintomas desse público e promover ações efetivas de cuidado e atenção com os idosos da Instituição. 

O trabalho foi elaborado pelos fisioterapeutas Fernanda Silva Rocha, Ana Flávia Percílio Aires, Bruno José Bovo Oliveira, pela terapeuta ocupacional Tainá Mota Mesquita e pela fonoaudióloga Daniella Tosta Ferreira, com apoio da Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT) do HDS.

Naiclea L Silva (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo