Profissionais do Crer participam de palestra sobre síndrome de burnout

Programação integra calendário de ações do Programa de Cuidados Paliativos no SUS, do Ministério da Saúde, desenvolvido na unidade do Governo de Goiás

Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar do Crer participam da qualificação sobre síndrome de burnout

Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participaram, na manhã de sexta-feira (18/3), de uma ação de prevenção à síndrome de burnout (síndrome do esgotamento profissional). A programação integra o calendário de ações do Programa de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. 

O projeto é desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi– SUS), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Com o objetivo de capacitar os profissionais e implementar protocolos para cuidados paliativos no Serviço de Atenção Domiciliar da unidade do Governo de Goiás, o programa prevê uma série de ações, entre elas, a promoção e fortalecimento da saúde do profissional. 

A supervisora de enfermagem do Atendimento ao Paciente Ambulatorial do Crer, Hélvia Fernandes de Assis, ressalta a importância da abordagem sobre autocuidado com os profissionais do atendimento em domicílio.

“Esse momento de olhar para os profissionais retrata a preocupação da instituição em cuidar de quem cuida, entendendo que, ao prestar o cuidado, os profissionais vivenciam situações conflitantes de realidade no domicílio de cada paciente. E como nossos profissionais estão sendo capacitados para a abordagem do cuidado paliativo, é essencial que eles estejam acolhidos e fortalecidos emocionalmente. Consequentemente, isso se refletirá em uma assistência de qualidade ao paciente do Crer em Casa.”

A realização do momento com os profissionais do SAD, também conhecido como Crer em Casa, marcou a quarta visita do Hospital Sírio-Libanês ao Crer dentro da programação do Programa de Cuidados Paliativos no SUS. 

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo