Profissionais do Crer concluem curso sobre projeto de melhoria do Hcor

Atividade científica, realizada em parceria com SES, integra ações de fortalecimento do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS)

Profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) concluíram, na terça-feira, 10, o curso de melhoria do Projeto de Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar do Hospital do Coração (Hcor), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A atividade científica integra as ações de fortalecimento do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

No encerramento das atividades, o gerente de Atendimento Clínico da unidade, que também integra a SES-GO, o médico Cristhiano Holanda, discursou representando todos os profissionais participantes da atividade científica. Cristhiano apresentou, ainda, os indicadores de monitoramento do projeto de melhoria do Crer, criados durante as oficinas do curso.

“Durante esses meses de estudo, criamos os indicadores: otimização dos tempos de internação dos pacientes com fratura de quadril; tempo de realização dos procedimentos cirúrgicos dos pacientes internados com fratura de fêmur; efetividade dos projetos terapêuticos do protocolo de quadril e tempo de alta dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de fratura de quadril”, enumera o gerente.

“Esses indicadores resultaram na melhora da nossa assistência, na redefinição dos fluxos, no aprimoramento da nossa equipe e na readequação do funcionamento do centro cirúrgico do Crer”, acrescentou Cristhiano.

Ferramentas de qualidade

Para a enfermeira da Qualidade, Priscila Cirqueira, “participar do projeto de melhoria propiciou o aperfeiçoamento do uso das ferramentas da qualidade e suas aplicabilidades na instituição, oportunizou o benchmarking, a troca de experiências além de promover a atualização de conhecimentos”.

O Projeto de Melhoria do HCor reuniu profissionais de 12 unidades de saúde do Estado. As oficinas tiveram início em outubro de 2018. O acompanhamento e o monitoramento dos indicadores e dos planos de ação desenvolvidos durante o curso seguem até de dezembro de 2020.

Participaram do projeto do HCor a gerente da Qualidade, Viviane Queiroz; a gerente de Enfermagem, Priscila Martins Pereira; o gerente de Atendimento Clínico, Dr. Cristhiano Holanda; a gerente de Reabilitação Física e Visual, Mariana Robles; a supervisora Ambulatorial de Enfermagem, Juliana Caldas; a supervisora de Análises Clínicas, Juliana Moreira; a supervisora do Centro Cirúrgico, Wanessa Barcelos; e as enfermeiras Luana Najjar e Priscilla Cirqueira.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo