Profissionais de saúde iniciam curso da Fiocruz


Profissionais de saúde que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf-AB) do Estado de Goiás começaram hoje uma jornada de sete meses de estudos na área de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Nasf-ABs. Realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), o projeto em Goiás conta com apoio da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS).

De abrangência nacional, o curso vai qualificar 87 trabalhadores que atuam na Atenção Primária de Goiás. Eles serão multiplicadores de conhecimento para as demais equipes espalhadas em 218 municípios goianos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apresentados na aula inaugural mostram que existem 1.001 profissionais da área de saúde nos Nasf-ABs.

Em modalidade semipresencial, o curso será realizado em Goiânia e Anápolis, totalizando 180 horas. De acordo com a tutora Kellen Cristina Fernandes de Oliveira, trata-se de uma oportunidade que os alunos têm de se conectar com profissionais do Brasil inteiro. “Como o curso é para profissionais que atuam em todas as regiões do Brasil e acontece de forma simultânea, ele acaba sendo um meio de troca de experiências sobre o dia a dia dessas equipes”, explicou.

Metodologia ativa

O curso utiliza a metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Aos alunos são apresentadas ferramentas de gestão para organização do processo de trabalho local, além de técnicas que vão auxiliar os profissionais de saúde a desenvolverem as competências adequadas para o ambiente de trabalho.

O Nasf é integrado por diferentes equipes de profissões e especialidades da Atenção Básica, que atuam de maneira articulada, propiciando apoio clínico, sanitário e pedagógico a outras equipes da própria Atenção Básica/Saúde da Família. O trabalho se estabelece a partir de problemas, demandas e necessidades de saúde de pessoas e grupos sociais em seus territórios, bem como de dificuldades dos profissionais das equipes de Atenção Básica/Saúde da Família em suas análises e manejos.

 

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo