Profissionais da saúde participam do 2º Seminário do projeto QualiDCNT

Evento conta com apoio da SES-GO, projeto tem como objetivo a formação e organização do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde

Superintendente da Spais/SES-GO, Paula dos Santos fala do Projeto Hearts no seminário

 

Profissionais de saúde participaram, na segunda e terça-feira (3 e 4 de outubro), do segundo seminário do projeto QualiDCNT, realizado auditório Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Durante dois dias, servidores da saúde estadual, professores, alunos de iniciação científica e de mestrado estiveram reunidos para atualização de conhecimentos sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) nas linhas de cuidado de hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM) e obesidade.

Outros debates foram relacionados às diretrizes mais atuais sobre as DCNT, à reflexão sobre a prevenção das DCNTs com foco nos fatores de risco, difusão da importância da articulação de ações de cuidado à promoção e prevenção.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, falou sobre o Projeto Hearts, do qual o Estado participa, com adesão de alguns municípios, e que trabalha com doenças cardiovasculares, responsáveis pelo maior registro de mortes no País na população entre 50 e 69 anos de idade.

“Apesar de todo avanço na medicina, com auxílio da tecnologia, a hipertensão arterial ainda é um problema crônico, com diversas barreiras. O Projeto Hearts nos dá a possibilidade de reorganizar o fluxo de diagnóstico, atendimento e tratamento, e com isso mudar estatísticas que hoje são muito negativas”, argumenta a superintendente.

O projeto está em fase de estudo para implementação dos fluxos para reorganização de identificação da doença e tratamento, em alguns municípios que aderiram ao projeto coordenado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). No seminário, os participantes acompanharam debates das mesas-redondas Protagonismo da Atenção Primária e Processo de Trabalho para Gestão.

Yara Galvão (texto e fotos)/comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo