Profissionais da saúde participam de oficina sobre influenza

Mais de 200 profissionais participam da capacitação para orientar sobre protocolo da doença, motivada por aumento dos casos de morte por gripe nos últimos dias em Goiás 

Médicos, enfermeiros e técnicos da Saúde participam da oficina sobre influenza, com Samanta Teixeira 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio das Superintendências de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Vigilância em Saúde (Suvisa), realizou, nesta terça-feira (25/04), uma oficina sobre influenza para enfermeiros e médicos de todo o Estado.

Mais de 200 profissionais participaram do evento híbrido (presencial e on-line), que teve como objetivo a preparação para assistência clínica da influenza, devido ao aumento de casos e óbitos confirmados nos últimos dias no Estado.

A pediatra Samanta Teixeira Furtado, da Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Respiratórias da Suvisa e responsável pela oficina, falou sobre o protocolo de tratamento da doença, com avaliação clínica, classificação de risco, e manejo do paciente e uso de medicação para casos agravantes. Samanta lembrou que, para os casos de gripe, não há necessidade de isolamento do paciente.

“O paciente não precisa ficar isolado, como ocorre com a Covid-19. Mas recomendamos que as pessoas circulem menos, principalmente as crianças que devem evitar espaços com aglomeração. Para os casos graves, a equipe médica avalia a necessidade de internação.”

A influenza causada pelo vírus B foi encontrada em mais da metade 12 dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) ocorridos em Goiás neste ano. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, e demais representantes da SES-GO envolvidos no trabalho de assistência na rede pública de saúde, estiveram presentes durante o evento, realizado no auditório da Associação Médica de Goiás (AMG).

Outras capacitações presenciais serão realizadas pela SES-GO por macrorregiões de saúde nos próximos dias.

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo