Profissionais da saúde participam de capacitações focadas na comunicação não violenta e na Terapia Comunitária Integrativa

Por meio do projeto SpaSUS, colaboradores são estimulados a uma escuta empática. Pelo menos 150 profissionais da Atenção Primária e Regional São Patrício I compartilharão estratégias para um ambiente de trabalho mais acolhedor

Profissionais de saúde de Uirapuru e Campos Verdes durante o SpaSus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da coordenação de Integração do Cuidado da Gerência de Atenção Primária e Regional São Patrício I, realiza o projeto SpaSUS, que visa desenvolver habilidades de convivência para a promoção da saúde mental. A iniciativa tem como objetivo principal fomentar a escuta consciente e a construção de vínculos na prática do cuidado por parte dos profissionais da Atenção Primária em Goiás, por meio da adoção de abordagens dialógicas.

Para isso, o projeto possui objetivos específicos, como o desenvolvimento de habilidades para facilitar rodas de conversa e a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem durante oficinas de habilidades comunicacionais. “A proposta do curso é proporcionar um espaço de fala e escuta mais humanizada, estimulando uma nova forma de se relacionar consigo mesmo e beneficiar o exercício profissional”, explica a técnica da Integração do Cuidado da Gerência de Atenção Primária, Denise Deus.

A capacitação aborda dois eixos principais: Comunicação Não-Violenta (CNV) e Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A CNV favorece a habilidade relacional, convidando os participantes a experimentar novas formas de comunicação, expressando sentimentos e necessidades, além de facilitar a capacidade de ouvir os sentimentos e necessidades do outro com empatia. Por sua vez, a TCI proporciona um espaço comunitário para compartilhar experiências de vida e sabedorias, buscando soluções e superações dos desafios do cotidiano em um ambiente acolhedor.

O curso SpaSUS tem duração de 40 horas e é certificado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto almeja capacitar até 200 participantes, sendo 150 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária na Região São Patrício I, visando desenvolver habilidades de escuta consciente. A capacitação será realizada nos municípios de Rianápolis, Santa Isabel, Ceres, Carmo do Rio Verde, Crixás, Uruana, Morro Agudo, Itapaci, Nova América e Campos Verdes.

Até o momento, o curso já foi realizado em Carmo do Rio Verde, com turmas conjuntas nos municípios de Rianápolis e Santa Isabel. As próximas turmas serão em Uirapuru, Campos Verdes e Uruana. A capacitação do SpaSUS segue até julho deste ano.

Yara Galvão/ Comunicação SES
Fotos: Spais / SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo