Presidente do Conasems conhece Conecta SUS

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, que é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, reuniram-se nessa terça-feira, 15.04, na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para discutirem pautas em comum. Junqueira também conheceu o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann da SES-GO.

O Conass e o Conasems são duas das maiores entidades colegiadas em saúde do Brasil. A visita de Junqueira teve por objetivo o planejamento de estratégias de trabalho conjunto com o secretário Leonardo Vilela. Ao conhecer o Conecta SUS, o presidente do Conasems destacou a importância desse ambiente tecnológico para oferecer suporte de informações aos municípios. “Já havia acompanhado a apresentação do Conecta pelo secretário Leonardo no Conass. Esse leque de informações e de dados estatísticos e epidemiológicos são de grande apoio para os municípios”, avaliou.

Também participaram da visita membros da Comissão Intergestores Regional em Saúde da região Central de Goiás.

Conecta SUS

O Conecta SUS está instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e monitora, em tempo oportuno, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria. O local do Conecta SUS tem 350 metros quadrados, onde trabalham técnicos altamente qualificados nas suas áreas de atuação, que pertencem aos quadros da própria Secretaria de Estado da Saúde.

Mauro salienntou, ainda, que foi objetivo da visita alinhar, com Leonardo Vilela, as principais pautas da Saúde que vão gerar impactos diretos a todos os usuários do Sistema Único de Saúde no Brasil. “Uma das nossas preocupações é a Emenda Constitucional 95/2016 que congela os recursos da Saúde para os próximos 20 anos. Vamos buscar um alinhamento de propostas que acompanharemos com muita força nesses próximos meses, porque sabemos que o Ministério da Saúde está encerrando um mandato e precisa prestar contas e a possibilidade de contingenciamento para saúde é muito ruim”, pontuou Mauro.

Planificação

Em sua visita, Junqueira destacou a importância da adesão do Estado de Goiás à proposta do Conass de investir na Atenção Primária, por meio da Planificação da Atenção Primária em Saúde. Esse programa realiza oficinas de qualificação para todos os 16 mil profissionais (médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e outros) que atuam na Atenção Primária nos municípios goianos – um processo de educação continuada até 2018, que conta com a parceria do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

“Esse é um trabalho importante que o Conass tem realizado em vários estados e para o qual já vemos resultados em diversos municípios goianos”, afirmou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo