Prefeitura de Trindade mantém foco contra a Dengue, o mato e o lixo
A Prefeitura Municipal de Trindade estabelece foco e dá continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. Agentes de saúde estão visitando as residências para conscientização e combate à dengue. Com apoio de vários órgãos, frentes de serviço realizam a remoção de entulho e recolhem o lixo. Além disso, é realizada a roçagem do mato.
Equipes de trabalho vão atuar em toda a cidade contra a sujeira, o mato e os focos de dengue. Cidade piloto: “Trindade foi indicada como a cidade piloto em Goiás no combate à dengue. O estado declarou situação de emergência para o confronto ao mosquito aedes aegypti e a Capital da Fé. Trabalharemos para honrar a indicação e realizar uma ótima referência para o projeto”, destacou o prefeito Jânio Darrot.
“Estamos melhor equipados e neste ano, além de reforçar nossas equipes, teremos apoio do Corpo de Bombeiros, Saneago e outras secretarias do município, na luta contra a dengue”, disse Altamiro Alves Mirim, secretário de Desenvolvimento Regional.
As quadras de cada setor serão previamente mapeadas e distribuídas entre as equipes. Após os pontos críticos identificados e eliminados durante as visitas, estes dados serão repassados em tempo real a um ponto de apoio e contabilizados após o cumprimento das metas no fim do dia. O ponto de apoio dessas atividades é montado na sede da unidade básica de saúde (USB) do setor. Serão deslocadas equipes de áreas circunvizinhas para aquela região e/ou quadras descobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A secretária municipal de Saúde, Gercilene Ferreira (Branca), exemplifica em números: “equipes formadas por Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos da Saneago, bombeiros e voluntários percorreram em um só dia, 704 imóveis da meta estabelecida para a data, onde 492 foram vistoriados, pois 212 encontravam-se fechados ou sem morador no momento. Ao todo 23 focos foram identificados e combatidos”, pontuou Branca.
A ação amplia e traz resultados necessários para diminuir a incidência das doenças acometidas pelo aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. A iniciativa conta com o apoio, além de todas as secretarias municipais, do Corpo dos Bombeiros, Saneago, voluntários, escolas estaduais, associações de classe, sindicatos, igrejas, Câmara Municipal e Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) e voluntários.
Jornal do Mercado – Trindade – Goiás