Prefeitos goianos falam da importância do Fórum Conexão Futuro Saúde

Esse espaço tecnológico, que fica na SES-GO, permite a concentração de informações para a gestão do SUS com agrupamento e análise de centenas de indicadores de saúde que dão suporte a tomada de decisões para proteger o bem-estar dos cidadãos goianos.

Joaquim dos Reis, prefeito de Adelândia, cidade distante 100 km de Goiânia, agradeceu o convite e diz que recebeu todas as informações que precisava para dar agilidade aos processos que garantam a melhoria da Saúde dos adelandenses. “Vimos a importância de organizar dados em Saúde como ferramenta de gestão”, disse.

O evento contou com a palestra do filósofo, escritor e educador, Mário Sérgio Cortella, que trouxe na bagagem intelectual uma exposição sobre a importância de se trabalhar motivado e deixar um legado positivo focado nas atitudes de cada um. O tema da palestra foi “Qual é a tua obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética”.

O prefeito da cidade de Pontalina, distante 95 km de Goiânia, Milton Ricardo de Paiva, parabenizou a Secretaria de Estado da Saúde pelo encontro que permitiu a integração entre vários prefeitos goianos. “Iniciativas como essas são cruciais para que possamos conhecer o que nos é oferecido em termos de tecnologia de informações em Saúde. “Saio daqui hoje mais motivado. Nosso anseio é buscar parcerias e conhecimento”, disse.

João Barbosa de Oliveira, prefeito de Piracanjuba, garante que as informações recebidas no evento trouxeram luz para gerenciar melhor a Saúde do município dele: “Entemos aqui, hoje, a importância da parceria e da informação para que nós possamos ter conhecimento dos dados em Saúde que são oferecidos pelo Conecta-SUS. Vimos conhecer de perto esse trabalho para buscarmos mais benefícios para a nossa população. Precisamos alimentar bem nossos sistemas de dados em Saúde com objetivo de alcançar metas e garantir recursos e investimento para cuidar dos nossos munícipes”, salientou.

Participaram do fórum cerca de 600 convidados, entre prefeitos, secretários municipais de saúde e parceiros da SES-GO. Todos puderão enviar perguntas, por meio de videoconferência, aos ministros da Saúde Ricardo Barros, do Desenvolvimento Social Osmar Terra e ao secretário de estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela. Os três falaram sobre projetos que serão apresentados, e o que já estão em vigor para as áreas Social e de Saúde, bem como da expectativa de recursos a serem disponibilizados para os municípios.

Concecta-SUS. Cada município goiano deverá receber, em 2017, uma Estação Conecta SUS, que permite web conferências, com a sede da SES-GO e regionais de saúde. Essa estação é composta por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e dusa TVs de 47” para suporte de montagem do equipamento. Em fase piloto, 14 municípios já receberam essas estações.

A estação composta por painéis que monitoram desde dados sobre nascimentos até indices de infestação do Aedes em uma quadra específica de uma cidade estão disponíveis também on line, pelo site do Conecta-SUS (www.conectasus.go.gov.br).

Projeto inédito no país, o Conecta SUS está instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria.

O local do Conecta SUS tem 350 metros quadrados, onde trabalham técnicos que pertencem aos quadros da própria Secretaria de Estado da Saúde. Há dois espaços de reuniões com apoio de tecnologia da informação avançada, que facilita as discussões e integração das áreas. Há 86 monitores que formam 15 painéis. Um dos espaços é destinado ao gerenciamento de situações de risco.

Em dois anos de funcionamento, o Conecta SUS consolidou-se como modelo para todo país. O ambiente tecnológico já recebeu a visita de 21 comitivas de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde, de instituições ligadas à saúde e de universidades.

Os ministros da Saúde (MS) Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social (MDS) Osmar Terra também conheceram o Conecta SUS e vão adotar o modelo para a esfera nacional com a criação do e-SUS Gestor(para tomada de decisões em Saúde) e o Conecta SUAS, do MDS, com indicadores da assistência social.

Prefeitos de várias localidades de Goiás participaram nesta quarta-feira (1º/2) do 1º Fórum – Conexão Futuro Saúde, no Oliveira’s Place. O projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde de Goiás e do Grupo Jaime Câmara, por meio do Jornal O Popular. O objetivo do evento foi apresentar aos novos gestores municipais e autoridades em Saúde o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo