Posse sediará Seminário para profissionais da Atenção Básica

Será realizado na próxima terça feira, 25/9, o último Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria para a macrorregião de saúde Nordeste pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O evento acontecerá no espaço Maragato Eventos, localizado na Estrada Brasília, GO-453, St. Dom Prudêncio, no município de Posse.

São esperados 200 profissionais para o quinto seminário da série realizada nas macrorregiões e atenderá profissionais dos 31 municípios de quatro regiões de saúde. A proposta para a realização desses seminários foi dada pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela, durante o seminário realizado em junho desse ano, em Goiânia.

Em Posse, a tutoria começou em novembro de 2017 e já está presente em nove Unidades Básicas de Saúde. A tutoria teve início em uma unidade laboratório e agora outras oito unidades funcionam como unidades de expansão da tutoria. A coordenadora da Atenção Básica, Ivonice Martins da Silva, disse que varias ações foram implantadas após o processo de planificação. “Fizemos o cadastramento e classificação de risco das famílias. Isso resultou em um aumento da produção e participação dos Agentes Comunitários de Saúde e consequente melhor organização dos processos de trabalho. Agora, temos planos de cuidados específicos para essas famílias.”, pontuou.

O processo de planificação é realizado pela SES-GO, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com o objetivo de reorganizar os serviços na Atenção Primária. A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Evanilde Fernandes, ressaltou a importância desse apoio do Conass para a implantação desse processo nos municípios. “O Conass coordenou todo esse processo da planificação. Ministramos seis oficinas para os 246 municípios e qualificamos 14.420 profissionais que atuam na Atenção Básica. Agora é o momento desses profissionais apresentarem suas experiências”, afirma.

Na oportunidade, os profissionais fazem apresentações das experiências exitosas que foram implantadas nas suas unidades de trabalho que tiveram sucesso para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Em Goiás, já são 101 municípios em Processo de Tutoria e segundo a gerente de Atenção à Saúde, Ravena Miranda.

Já participaram desses seminários nas macrorregiões mais de 1.250 profissionais que atuam nos serviços de baixa complexidade, porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). Evanilde Fernandes lembra a importância da Atenção Básica para a saúde da população. “O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde são importantes para diminuir a busca nos serviços de média e alta complexidade. Muito pode ser resolvido nos postos de saúde”, complementa.

No evento, além de palestras, também há exposição de banners dos municípios, mostrando os resultados satisfatórios. Apresentação de vídeos com relatos de profissionais e pacientes também faz parte da programação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo