Policlínica Estadual de Quirinópolis realiza palestra sobre saúde mental

Atividade realizada pela unidade do Governo de Goiás na Região Sudoeste celebra Dia do Psicólogo

Palestra de Ana Luiza Ferreira, na recepção da Políclínica: foco no bem-estar dos colaboradores

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou, na sexta-feira (27/8),  uma palestra sobre saúde mental, em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no mesmo dia 27, para o público interno da unidade de saúde do Governo de Goiás na região Sudoeste do Estado. A palestra abordou o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”.

Neste período de pandemia, os transtornos mentais se agravaram e ganharam visibilidade devido ao medo, insegurança, isolamento social que modificaram a dinâmica familiar, dificuldade financeira e desemprego. 

“A ansiedade chama a atenção dos profissionais da saúde, já que muitas pessoas estão confundindo seus sintomas físicos com a Covid-19, e esses sintomas dificultam o tratamento e a recuperação dos pacientes”, explica a psicóloga Ana Luiza Ferreira.

Saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. 

“Para isso, é necessária uma boa alimentação, prática de atividade física, não exagero no consumo de drogas ou álcool, descansar, uma vez que o sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional, ou seja, autocuidado”, afirmou a psicóloga.

Ana Luiza reforça que é preciso quebrar este estigma que ainda existe sobre o tratamento psicológico e psiquiátrico, para uma melhor aceitação da população e assim promover e oferecer um tratamento mais completo e eficaz.

Juliana Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo