Policlínica de Goiás capacita equipe sobre limpeza e desinfecção dos aparelhos

Objetivo da qualificação da unidade de saúde do Governo de Goiás é orientar os profissionais a fim de evitar a transmissão cruzada de microrganismos aos usuários durante a realização dos exames de endoscopia e colonoscopia

John Rocha, representante da Olympus, ministra curso para profissionais da Policlínica Estadual de Goiás

Para garantir uma assistência segura e de qualidade, a Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, em Goiás, realizou dois dias de capacitação com a equipe de enfermagem. O tema da qualificação foi a limpeza e desinfecção dos aparelhos usados na realização de exames de colonoscopia e endoscopia.

De acordo com a gerente de enfermagem, Débora Cordeiro, o objetivo foi orientar os profissionais que executam a limpeza e a desinfecção de alto nível dos aparelhos endoscópicos e seus acessórios, a fim de evitar a transmissão cruzada de microrganismos aos usuários durante a realização dos exames e pautar a importância da proteção individual da equipe que manipulam os aparelhos.

“O primeiro dia de capacitação foi com John Rocha, representante da marca Oympus, especialista nos aparelhos usados na unidade do Governo de Goiás. Ele apresentou, de forma minuciosa, todos os acessórios que devem ser usados e a higienização adequada de todos os canais”, disse Débora Cordeiro.

Segundo a gestora, o segundo dia de treinamento foi com o técnico da engenharia clínica da unidade, João Victor de Campus, e pela Enfermeira do Controle de Infecção, Joyssy Ferreira de Oliveira Barros, que fez toda equipe praticar o conjunto de etapas que permitem a limpeza e desinfecção, assim como a destruição de microrganismos do material de endoscopia (endoscópio e acessórios).

“A enfermagem é responsável pelo devido reprocessamento de todo material, a fim de evitar, assim, a transmissão cruzada de microrganismos aos pacientes, garantindo segurança, qualidade e uma equipe capacitada, atualizada. Faz total diferença nos resultados”, afirmou Débora Cordeiro.  

Julianna Adornelas (foto e texto)/Instituto Gênnesis

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo