Policlínica Estadual de Formosa passa a ser administrada pelo Imed

Unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do DF presta serviço de excelência para cerca de 31 municípios da região, com 23 especialidades médicas e 27 tipos de exames

Pacientes durante sessões de hemodiálise, um dos serviços de destaque oferecido na unidade

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou, em julho, a transição da administração da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa. Desde o primeiro dia do mês, a unidade do Governo de Goiás a ser administrada, de maneira emergencial, pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). O contrato emergencial, com prazo de seis meses, e foi iniciado em 10 de julho. A unidade abrange as regiões do Entorno do Distrito Federal e a Macrorregião do Nordeste Goiano, prestando serviço para 31 municípios.

A Policlínica de Formosa dispõe, em sua área construída, de consultórios, laboratórios, clínicas, áreas administrativas e de manutenção. Especializada em apoio diagnóstico e orientação terapêutica, a unidade é equipada com 26 consultórios, incluindo uma sala de fisioterapia, e oferece atendimentos em mais de 20 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia e reumatologia, entre outras.

A unidade oferece à população 27 tipos de exames, entre raios X, ultrassonografia, tomografia, mamografia e densitometria óssea, além de acuidade visual, biomicroscopia, colonoscopia, colposcopia, doppler vascular, ecocardiografia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, emissões otoacústicas, testes da orelhinha e do pezinho, e ergométrico, entre outros.

Para Getro Pádua, diretor-geral do Imed, a policlínica se destaca pela sua amplitude e pela qualidade dos serviços oferecidos à população de Formosa e região. “Com 23 especialidades médicas e 27 tipos diferentes de exames, a unidade está pronta para atender todas as necessidades da comunidade. Desde o dia 10 de julho, a unidade está em pleno funcionamento, garantindo um atendimento digno e de qualidade à população,” afirma o gestor.

Hemodiálise
Um dos destaques é a hemodiálise, inaugurada em agosto de 2022. Com a média diária de 24 pacientes, divididos em três turnos com oito pacientes cada um, de segunda a sábado. O serviço oferece segurança e conforto aos pacientes, reduzindo os riscos associados ao deslocamento deles para locais mais distantes. As solicitações de agendamento são realizadas pelos municípios junto ao Complexo Regulador Estadual.

Em julho de 2023, a unidade foi qualificada para receber o selo de Acreditação ONA Nível 1, uma das certificações mais importantes para instituições de saúde. A avaliação foi conduzida por uma entidade externa independente e credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o objetivo de avaliar o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos. O ONA Nível 1 atesta não apenas a excelência dos serviços prestados, mas também assegura à população que a instituição está em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela ONA.

Novo gestor da policlínica, o Imed é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que mantém contratos de gestão com a SES-GO desde 2019. A instituição administra também os Hospitais Estaduais do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, de Trindade (Hetrin) e o de Formosa (HEF), todos em Goiás, além do Hospital Municipal de Brasilândia (HMB) em São Paulo. A equipe é composta por profissionais diversificados das áreas de saúde, gestão hospitalar, comunicação e consultoria jurídica.

Imed (texto e fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo