Policlínica Estadual de Formosa celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

Objetivo da ação é conscientizar sobre a necessidade da contínua e atualizada aplicação das práticas de segurança nos serviços ofertados na unidade de saúde

Secretário do Núcleo da Qualidade da Policlínica, Reinaldo Silva fala sobre segurança do paciente

Comemorado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem o propósito de minimizar riscos e danos ao paciente, o que reflete na melhoria da qualidade do cuidado ofertado nos serviços de saúde. Em homenagem à data, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou palestra, ministrada pelo secretário do Núcleo da Qualidade, Reinaldo Silva, nesta terça-feira (6/9).

A palestra teve como objetivo conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e integrantes da sociedade civil presentes na unidade sobre a necessidade da contínua e atualizada aplicação das práticas de segurança nos serviços ofertados na unidade e o desenvolvimento de ações e estratégias que possam reforçar a segurança não apenas do paciente, mas dos profissionais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 10 pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante a assistência à sua saúde. Além disso, os danos ao paciente por eventos adversos se configuram como uma das principais causas de morte e incapacidade mundialmente. A estimativa anual da ocorrência de eventos adversos é de cerca de 134 milhões, ocasionados em função da atenção insegura ofertada pelos hospitais, o que acaba por contribuir para aproximadamente 2,6 milhões de mortes.

O palestrante destacou a importância da garantia da segurança para pacientes e da inclusão dos colaboradores no estímulo constante pela cultura de qualidade e segurança dos usuários difundida na instituição, por meio de ações expressas por meio de cuidados e atenção nos acompanhamentos e nas informações monitoradas continuamente, as quais possibilitam a implementação de melhorias.

Desse modo, as equipes multidisciplinar e clínica podem gerar importantes resultados na qualidade da oferta dos serviços de saúde. As políticas, práticas e procedimentos para prevenção de erros e eventos adversos, também os treinamentos da equipe, são fundamentais para essa  instituição que está comprometida com a excelência no cuidado dos pacientes.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM 

 

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