Policlínica de Quirinópolis realiza palestra pelo Outubro Rosa

Ação busca orientar usuários da unidade do Governo de Goiás sobre a importância dos exames preventivos e o autoconhecimento do corpo na luta contra o câncer de mama

Etiene Miranda fala sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou, nesta terça-feira (5/10), uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, mês em que se intensificam ações de prevenção do câncer de mama. A palestra foi mediada pela coordenadora da hemodiálise, Etiene Carla Miranda, que conscientizou o público interno da unidade sobre a importância da prevenção à doença e do diagnóstico precoce.

A ação tem o objetivo de informar, conscientizar e orientar sobre a importância dos exames preventivos e o autoconhecimento do corpo na luta contra o câncer de mama. “A doença consiste em um crescimento desordenado das células da mama, gerando células anormais que se multiplicam formando o tumor. É o câncer mais incidente entre as mulheres do País e ocupa a primeira posição, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma”, explicou Etiene.

A coordenadora abordou os sinais, sintomas da patologia e explicou que o plano terapêutico a ser adotado é definido pelo médico. “Pode ser local (cirurgia ou radioterapia) ou sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica). Quanto mais precoce o câncer é detectado, maiores serão as taxas de sucesso do tratamento”, afirma.

Etiene ressaltou que as formas de prevenção estão ligadas a prática de atividades físicas e alimentação saudável. Também é importante manter do peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, evitar o uso de hormônios sintéticos e amamentar. A palestrante reforçou ainda a importância do autoexame das mamas, independentemente da idade, e a realização da mamografia após os 50 anos.

Estados Unidos
Comemorado em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure, no início dos anos 90, nos Estados Unidos. Durante o mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa ocorreu em 2002. A iluminação de monumentos em tons de rosa é uma das formas de chamar a atenção para a campanha, e foi assim que no dia 2 de outubro de 2002 o Brasil deu início ao movimento, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo