Policlínica de Posse será inaugurada no final de fevereiro

Anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, durante visita à unidade, acompanhado pelo secretário Ismael Alexandrino

O governador Ronaldo Caiado anunciou na manhã deste sábado, 11 de janeiro, que a Policlínica Regional de Posse será inaugurada no final de fevereiro deste ano. “E será inaugurada com médico dentro”, garantiu, durante sua visita técnica à unidade, realizada com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, no município do Nordeste Goiano, distante a 513 km de Goiânia. O local será a primeira unidade especializada de apoio diagnóstico e orientação terapêutica da rede pública estadual, com serviços de consultas clínicas com médicos de 19 especialidades e outras 6 não médicas.

Na visita, conduzida pelo secretário Ismael Alexandrino, Caiado conheceu todas as dependências da Policlínica. Dentre elas, dedicou um tempo maior a ala de exames por imagem, como raio-x e densitometria óssea, onde alguns aparelhos aguardam instalações, guardados em caixas. Além de toda estrutura para realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos, a Policlínica também oferecerá procedimentos como fisioterapia.

Alexandrino fez questão de destacar, no entanto, o serviço de hemodiálise. Hoje, lembra o secretário, quem precisa desse tratamento precisa se deslocar para Formosa, Brasília ou Goiânia, passando até 14 horas na estrada, na ida e na volta, além das quatro horas da sessão. “Vamos trazer mais dignidade e qualidade deu vida ao povo do Nordeste Goiano”, afirmou Ismael Alexandrino.

Escolha da OS

O secretário lembrou também que o processo de escolha da Organização Social que vai gerenciar a Policlínica já está em fase adiantada, com as sete concorrentes já passando por fase de análise. “Será uma unidade moderna, do nível dos melhores hospitais de Goiás e do País e que vai mudar o perfil do Nordeste Goiano”, destacou, por sua vez, o governador Ronaldo Caiado, que cobrou o máximo de celeridade da empreiteira que está tocando os últimos detalhes da obra, como a sala de máquinas dos aparelhos de exames e o vestiário.

“Como médico, sei da importância do nosso trabalho, que é de salvar vidas, sobretudo numa região tão carente de saúde. Vamos implantar um serviço completo com a condição de oferecer saúde de qualidade”, acrescentou Caiado. Ele aproveitou para convidar o presidente Jair Bolsonaro a participar da inauguração, o que foi registrado em um vídeo na frente da Policlínica.

A POLICLÍNICA

Estrutura – A unidade tem 3.775 m2 de área construída, 26 consultórios, 16 salas para exames, posto de coleta do laboratório, farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização de material e salas destinadas à administração.

Serviços – A Policlínica prestará serviços de consultas, exames e procedimentos médicos em praticamente todas as áreas, como fisioterapia, laboratório clínico, hemodiálise e exames de imagem, como mamografia, tomografia, densitometria e ultrassonografia. Realizará cirurgias menores ambulatoriais e atuará ainda como serviço de apoio diagnóstico e terapêutico.

Atendimentos – No auge de sua capacidade operacional, a Policlínica atenderá mais de 10 mil consultas mensais em diversas especialidades médicas e até 25 mil exames de diagnóstico por mês.

Alcance – 31 municípios de quatro regiões de saúde, na Macrorregião Nordeste de Goiás, com mais de 1,2 milhão de habitantes.

 

José Carlos Araújo (texto) e Brito (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo