SES debate fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, em Pirenópolis

Profissionais do Estado e do município se reúnem para adequação e planejamento para melhoria do cuidado na atenção à saúde pública

Encontro realizado em Pirenópolis reúne profissionais de saúde do Estado e do município

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), debateu o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), nesta segunda-feira (22/8). O evento foi realizado em Pirenópolis pelo Núcleo de Educação Permanente e Planejamento em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e reuniu representantes de diversos segmentos das Saúdes municipal e estadual.

Durante o encontro, foram abordados o aprimoramento do processo de integração e articulação da Atenção Primária com os demais pontos da rede. O objetivo é  proporcionar um espaço de diálogo com os profissionais de saúde, para que eles exerçam seu papel como ordenadores do cuidado à saúde. 

A Atenção Primária é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde. 

O fortalecimento das RAS tem como propósito aumentar a eficácia na produção de saúde, melhorando a eficiência da gestão do sistema de saúde no espaço regional, e dessa forma, contribuir para o avanço do processo de efetivação do SUS.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Atenção Primária, da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas , das Redes de Atenção, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Atenção Primária à Saúde (APS), regulação, equipe multiprofissional, vigilância sanitária municipal, dos agentes comunitários e de combate às endemias e do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime. 

Yara Galvão (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo