Peça de teatro alerta sobre acidentes de trânsito

Neste domingo,20/05, o Shopping Cerrado será palco para a peça teatral “Malícia no país dos fusquinhas”, dirigida pela artista mexicana Patricia Ordaz. A atividade terá início às 17h30, na praça de alimentação, que fica no piso 1 do centro de compras, e será comandada pelo grupo Bambulengo Teatro e Música. O espetáculo faz parte da campanha Maio Amarelo, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

O enredo traz Malícia, que sonhava com um mundo perfeito, mas se encontrou quando conheceu a corrida vida dos fusquinhas. Ao tentar realizar seus desejos mais profundos, ela irá se deparar com personagens lúdicos que não permitirão que isso aconteça.

O Shopping Cerrado oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera, nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Maio Amarelo

De acordo com Maria de Fátima Rodrigues, Coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO, os dados de mortes no trânsito causam muita preocupação. Estatísticas do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam que em 2017 os acidentes de transporte é a segunda causa de morte (causas externas) em Goiás.

Esse tipo de acidente concentra 28% de todas as causas externas, ficando atrás apenas das agressões (que inclui homicídios e lesões infligidas por outras pessoas, por exemplo). No ano de 2017 foram 2.063 mortes por acidente de trânsito  em Goiás. Destas mortes, 79% foram de homens e 21% mulheres. Os jovens representam a faixa etária que mais morre no trânsito, 896 mortes só em um ano.      .

“Diante deste cenário é preciso falar sobre este tema e buscar estimular as pessoas a adotarem um comportamento seguro no trânsito e nada mais convincente do que abordar o tema de forma lúdica, como o do teatro”, afirma Fátima.

O tema do movimento este ano é Nós somos o trânsito,  cujo objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Fátima afirma trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.  .

 

O Maio Amarelo é uma realização da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, por meio do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV). Neste ano a iniciativa da secretaria de saúde conta a parceria de diferentes instituições, entre elas o SEST/SENAT, Faculdade Alfredo Nasser, a concessionária Triunfo Concebra, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Goiânia e do Programa Vida no Trânsito.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo