Patrulha do Estado levará maquinário aos municípios para combater focos do Aedes
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton Júnior, anunciou nesta quinta-feira (28/01), em reunião no Conecta SUS, a disposição da Patrulha do Desenvolvimento Regional que atuará em combate ao mosquito Aedes aegypti nos municípios goianos. A patrulha é formada por máquinas pesadas, que serão utilizadas para retirada de entulhos nas cidades em locais de difícil acesso, onde há acúmulo de água parada.
“Nossa missão é erradicar o Aedes aegypti e por esse motivo colocamos à disposição dos prefeitos essas máquinas, poderosas aliadas para remover entulhos que possam virar criadouros do mosquito”, explicou José Eliton aos 24 prefeitos presentes no Conecta SUS.
A patrulha fará a recepção dos entulhos nas áreas de risco e transporte, limpeza de áreas urbanas e limpeza de córregos, bueiros e riachos. Os municípios terão a tarefa de anunciar à população o momento em que o maquinário estará na cidade para que possam ajudar na remoção, além de deixar o entulho já disponível para retirada. O trabalho será executado pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás.
“A população tem papel fundamental nesse processo. Vamos levar os equipamentos, mas é tarefa de cada um colocar os entulhos na porta das residências e comércios”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, que reforçou o discurso do comprometimento dos prefeitos com o objetivo de eliminar o Aedes. Segundo ele, essa é uma condição indispensável para vencer o mosquito. “Os gestores têm de estar diretamente envolvidos no processo”, pontuou.
A prefeita de São Luís de Montes Belos, Márcia Tatico, agradeceu a ajuda da patrulha. “Esse trabalho nos ajudará e muito em São Luís, nós estamos empenhados em alcançar a meta do Aedes zero em nosso município”, disse Márcia.
Para o Prefeito de Goiatuba, Fernando Vasconcelos, a chegada da Patrulha é muito oportuna e irá fortalecer as ações em combate ao Aedes nos municípios.