Passeio em carro elétrico até a sala de cirurgia acalma e diverte crianças no Hecad

Hospital ampliou em 128% o quantitativo de cirurgias pediátricas em 2023 e é referência em procedimentos de alta complexidade, como separação de gêmeos siameses, reabilitação de fissuras labiopalatinas e reconstrução do trânsito intestinal

Brenno Faria, paciente do Hecad, vai de carro elétrico até a sala de cirurgia. “Presença de brinquedos e elementos lúdicos faz toda a diferença”, afirma a avó da criança

As crianças com idade entre 2 e 6 anos que precisam passar por uma cirurgia tem uma opção mais divertida para fazer o trajeto até a sala cirúrgica no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A unidade tem um mini carro elétrico onde os pacientes podem fazer um “passeio” pelo Centro Cirúrgico. 

O diretor técnico do Hecad, André Resende, explica que o brinquedo acalma e diverte as crianças no momento em que elas precisam ser separadas dos responsáveis para a realização da cirurgia. “O passeio acontece entre a sala de indução anestésica e o local onde será realizado o procedimento, quando o paciente não pode mais ser acompanhado dos pais. É uma ação que traz mais leveza para o momento da intervenção cirúrgica e tranquilidade para a criança, transformando a experiência que ela tem no hospital”, afirmou.

Além do passeio em carro elétrico, o Hecad oferece aromaterapia no momento da anestesia. A criança pode escolher o cheirinho que mais gosta, como aroma de frutas ou chiclete, para a sedação. A sala de recuperação pós anestésica da unidade também tem ambientação específica para trazer mais conforto e tranquilidade às crianças, com iluminação que simula um céu estrelado. 

Para Aline Faria, avó do Brenno Faria, que passou por três cirurgias no Hecad, a humanização do atendimento é um diferencial que encanta. “O Brenno está passando por um tratamento de longa duração e sempre que ele vai ao Centro Cirúrgico a gente percebe a importância de um atendimento totalmente voltado para o bem-estar da criança. A abordagem, o carinho, a presença de brinquedos e elementos lúdicos fazem toda a diferença”. 

Cirurgias
O Hecad ampliou em 128,3% o quantitativo de cirurgias realizadas na unidade entre os meses de janeiro e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.877 procedimentos cirúrgicos nos cinco primeiros meses de 2023 e o hospital ultrapassou a marca de cinco mil cirurgias pediátricas realizadas desde a abertura da unidade, em janeiro de 2022. 

O hospital realiza mais de 230 tipos diferentes de cirurgias pediátricas e é referência em procedimentos de alta complexidade, como separação de gêmeos siameses, reabilitação de fissuras labiopalatinas, reconstrução do trânsito intestinal em crianças e tratamento de malformações do aparelho urinário.

Texto e foto: Vitória Caetano/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo