Parque Lago das Rosas recebe, neste sábado, ação da Saúde contra AVC
Em parceria com Hugo e Hugol, serão oferecidas orientações, práticas integrativas, aferições de pressão arterial e glicemia, pelo dia mundial de combate ao acidente vascular cerebral
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realiza, neste sábado, mais uma ação pelo Dia Mundial do Combate ao AVC, lembrado no dia 29 de outubro. Desta vez, as atividades serão realizadas no Parque Lagos das Rosas, a partir das 8h – também em Goiânia, na quarta-feira (26/10), o evento foi realizado no Parque Areião, no Setor Marista.
A exemplo do que ocorreu na quarta-feira, profissionais de saúde dos Hospitais de Urgências de Goiás Dr. Valdomiro Cruz (Hugo) e Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), posicionados em tendas próximas à entrada do Zoológico de Goiânia, vão oferecer orientação de saúde e nutricionais à população, aferição de pressão arterial glicemia e também sessões de práticas integrativas, como auriculoterapia e homeopatia da dengue.
Os Hospitais Estaduais de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e do Centro-Norte (HCN), no município de Uruaçu, são outras duas unidades do Governo de Goiás envolvidas na estratégia da SES-GO, pelo Dia Mundial de Combate ao AVC, para levar serviços de prevenção e conscientização sobre os sinais e sintomas que auxiliam na identificação precoce da doença.
Tipos de AVC
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o AVC representou, com as doenças cardiovasculares, a causa mais comum de mortes no Brasil nos quatro primeiros meses deste ano. Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há bloqueio de um vaso sanguíneo, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano.
Cerca de 85% dos AVCs são isquêmicos, e as principais causas são a formação de coágulos nas artérias do pescoço ou do cérebro, impedindo a circulação normal de sangue; e as embolias, que ocorrem quando um coágulo se desprende de outra parte do corpo e migra até bloquear uma artéria cerebral. Os AVCs hemorrágicos são determinados, principalmente, por rupturas das artérias cerebrais, por aneurismas ou malformações das artérias e veias do cérebro.
Sintomas
Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
SERVIÇO
Ação contra o acidente vascular cerebral, pelo Dia Mundial do Combate ao AVC
Dia: sábado 29/10
Horário: 8h às 17h
Local: Parque Lago das Rosas, em Goiânia
Atendimento: aferição de pressão arterial e medidas de glicemia; orientações nutricionais e atendimento com práticas integrativas (auriculoterapia, homeopatia da dengue e práticas corporais)
Yara Galvão (texto)/Comunicação Setorial
Foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM