Palestra, lançamento de livro e música marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS no HDT

O Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), promoveu na manhã desta quinta-feira (1º de dezembro) uma ação com palestra sobre HIV-Aids, lançamento de livro e música para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado na data. A diretora técnica do HDT/HAA, Letícia Aires, deu abertura à solenidade, que ocorreu no auditório do hospital, ressaltando que, infelizmente, o número de casos da doença tem crescido. “Essa é uma realidade muito triste, principalmente porque a maioria dos pacientes que chega aqui no hospital, já vem em uma fase bastante avançada”, disse a diretora.

Em seguida, a infectologista Luciana Oliveira ministrou a palestra “HIV – Sua evolução no HDT e no estado de Goiás”. A médica fez um relato da doença desde 1984 até atualmente e forneceu dados que revelam o aumento da doença entre jovens de 15 anos a 29 anos e entre homens que se relacionam com outros homens. Luciana afirmou que está havendo uma banalização da doença. “É importante que todos tenham consciência, usem preservativo e também façam o teste para diagnosticar a doença e tratá-la mais rapidamente no caso positivo”, alertou a médica.

Na mesma manhã, houve ainda apresentação cultural da cantora Alba Franco, exibição de vídeo com personalidades portadoras do HIV, recital de poesias e homenagem à equipe médica do HDT/HAA e, no final, o lançamento do livro “Libido e seus ensaios sobre um vírus – HIV”, do autor Luigi Moreno. O escritor, que é portador do vírus da Aids, contou aos presentes sua experiência como portador do vírus e como voluntário no HDT.

As ações também tiveram alcance em locais públicos. Os shoppings Araguaia, em Goiânia, e Buriti, em Aparecida de Goiânia, estão realizando uma exposição de banner com distribuição de preservativos, que seguirá até o dia 3 de dezembro (sábado). No Centro de Educação de Jovens e Adultos, o hospital promoveu uma mesa redonda para discussão com os alunos do ensino médio sobre o tema “Desmistificando mitos e esclarecendo dúvidas sobre HIV/AIDS e repetirá a atividade hoje, 2 de dezembro (sexta-feira).

Relevância – De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa, Ledice Inácia, o Dia Mundial de Luta contra a Aids é uma data de extrema importância para o HDT, pois marca a preocupação da unidade com o HIV/AIDS. “Desde que internamos o primeiro paciente em 1984, quando toda a equipe se mobilizou para atender os pacientes que foram chegando mesmo sem termos muito para fazer por eles, tivemos muitos ganhos. Mas ainda falta muito a conquistar na questão de prevenção”, afirmou a diretora. A diretora técnica Leticia Aires ressaltou que, no HDT, todo dia é dia da Aids e 1º de dezembro é um momento para reflexão. “Trabalhamos os 365 dias do ano em prol das pessoas que chegam em busca de atendimento, que nos procuram para sanar seus problemas físicos. Portanto, a importância desse dia para nós do hospital é refletir sobre o que podemos melhorar a cada dia para garantir um atendimento ainda de mais excelência a esses pacientes”, ressaltou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo