Palestra discute assédio sexual e moral no ambiente de trabalho

Como parte das ações dos 21 dias de ativismo de combate oficial contra a violência da mulher, será realizada a palestra com a advogada Maria Ganzarolli sobre o tema: Assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. Promovido pela Secretaria Cidadã, o encontro é aberto ao público e ocorrerá na segunda-feira, 3 de dezembro, às 10h30, no Auditório Jaime Câmara (9º andar) – Palácio Pedro Ludovico

Para a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), Nara Letícia, o evento vem de encontro à temática da violência fora do âmbito físico e que pode afetar psicologicamente as vítimas do assédio. “Nós apoiamos essa iniciativa e convidamos nossos profissionais e a comunidade interessada a participar da palestra”, diz Nara. “O mais importante é a pessoa reconhecer quais os direitos que possui para defender-se de situações que “parecem corriqueiras”, mas na verdade são abusivas no ambiente de trabalho”, completa.

Para ela, é crucial que a vítima que se sentir ofendida busque o conhecimento para se defender e, se for o caso, o apoio dos departamentos de Recursos Humanos da empresa, ou local de trabalho. “Esperamos que os profissionais de RH tenham meios para orientar e ajudar esse ou essa profissional que esteja se sentindo desconfortável no trabalho. E a palestra é uma boa oportunidade para trazer esclarecimentos”, diz.

21 dias

A campanha ativista foi criada em 1991 pela ONU e iniciou-se em 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher. O encerramento será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os 21 dias de ativismo é, portanto, uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público, engajados nesse enfrentamento.

No dia 24 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Cidadã, a Organização das  Voluntárias de Goiás (OVG), o Tribunal de Justiça (TJ), o Ministério Público(MP), a Delegacia Especializadano Atendimento  à Mulher (DEAM) e outras entidades participaram de mobilização especial no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no Residencial Mansões Paraíso.

O encontro ofereceu à comunidade exposição de banners sobre o câncer de colo de útero e sobre o câncer de mama, distribuição de panfletos sobre a violência, aferição de pressão arterial e glicemia e rodas de conversa sobre alimentação saudável pela equipe da promoção da saúde. “A palestra com a advogada Maria Ganzarolli faz parte desse calendário em prol do bem-estar da mulher em todos os sentidos, quer seja físico ou moral”, diz Nara.

Serviço: Palestra Assédio sexual e moral no ambiente de trabalho

Dia: segunda-feira, 3

Horário: 10h30

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo