Pacientes produziram decoração natalina no Hugol

De acordo com a psicóloga Isabela Rosa, membro da Comissão de Humanização, “os pacientes foram estimulados a pensar em mensagens de Natal que gostariam de deixar, tomando como referência as principais vivências e sentimentos em sua passagem pelo hospital. Assim, as mensagens e enfeites produzidos por eles foram distribuídos nas áreas comuns, a fim de que ficassem visíveis a todos”.

Wesley Silva da Costa, 33, vítima de uma agressão por arma branca, participou dessas oficinas durante sua internação. Ele conta que essas atividades são importantes, pois animam os pacientes e levam à reflexão. O paciente colocou uma mensagem na árvore localizada no corredor principal do hospital, pedindo que “Deus prospere minha família e todos ao redor de nós”. Wesley, em processo de alta hospitalar após quase um mês internado, relata a grata satisfação de poder voltar para casa neste Natal. “Quero agradecer a Deus por ter uma vida nova, pois cheguei aqui morto. Também quero agradecer ao Hugol, às pessoas com quem fiz amizade e a todo mundo que me auxiliou. Hospital desse aqui, nunca vi igual. Fiquei ‘besta’. Nota dez!”, afirma.

As crianças internadas no Hugol também têm participado ativamente dessa decoração através de oficinas lúdicas que resultam na produção de enfeites natalinos. Os itens são distribuídos pelos espaços da unidade, visando trazer o clima de esperança e de renovação que é comumente vivenciado durante essa época do ano.

Dagoberto Barbosa, presidente da Comissão de Humanização e Gerente Multiprofissional, relata ainda que o envolvimento e a valorização dos colaboradores são outro ponto essencial para humanizar o hospital, por isso a Árvore de Natal Colaborativa foi novamente decorada com enfeites doados pelos próprios profissionais que atuam na unidade.

“Criando espaço para o clima natalino na unidade, busca-se diminuir as tensões cotidianas inerentes ao trabalho e impactar positivamente as relações entre os colaboradores. Esperamos valorizar a atividade e o envolvimento de agentes internos e externos, ampliando o sentimento de integração e de pertencimento à unidade”, conclui Isabela.

O Natal também está presente nos corredores e internações do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol. Idealizada pela equipe Multiprofissional, a decoração natalina tem o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar e serviu de atividade terapêutica, pois foi confeccionada pelos pacientes e acompanhantes em oficinas realizadas em grupos nas clínicas do hospital.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo