Pacientes do Credeq recebem kits esportivos

Representando o governador José Eliton, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela visitou nesse sábado, 30/06, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). Acompanhado pelo diretor técnico da unidade, Tiago Batista, o secretário percorreu a estrutura física da unidade de saúde, conversou com pacientes e presenteou os internos com kits esportivos. A Banda do Corpo de Bombeiros fez apresentação musical.

A visita fez parte das comemorações pelos dois anos de funcionamento do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. A unidade integra a Rede de Atenção Psicossocial de Goiás, com oferta de tratamento em regime ambulatorial e de internação articulados com os outros serviços da Rede. Com a finalidade de atender casos graves da dependência química, a unidade se somará a outras quatro e mais ao Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e Droga (CEAT-AD/GEED), formando a REDE CREDEQ.

“O CREDEQ é fundamental para a reestruturação de famílias, rompe paradigmas de forma gratuita, reestruturando vidas e diminuindo a violência causadas pelas drogas”, afirmou o secretário.

Serviço gratuito

Atualmente, o CREDEQ atende casos regulados e oriundos de serviços do sistema de saúde. A ampliação dos pontos de encaminhamento, desde dezembro de 2017, tem viabilizado a democratização do acesso aos serviços. A contratação de ônibus para o transporte dos pacientes, o contato direto com as secretarias de saúde dos municípios localizados no raio de 200 quilômetros da sede do CREDEQ, assim como a liberação das 108 vagas de internação apenas para o público adulto tem dado facultado metas mais realistas da demanda.

A unidade, que já atendeu mais de 2.500 pessoas de 161 cidades do Brasil, realiza atendimento multidisciplinar em 11 especialidades. A técnica em enfermagem Fátima Pires, 51, afirma que o tratamento na unidade é muito amplo: “Aqui os pacientes são muito bem assistidos, com todos os profissionais em atendimento 24horas”, afirmou.

 

Credeq em números

2.584 pessoas atendidas

24 meses de funcionamento

1009 pessoas tratadas em regime de internação

96% de taxa de ocupação

481.033 procedimentos

161 municípios encaminharam pacientes

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo